Friday, November 29, 2013

Estórias que vestimos



Numa espécie de campanha contra o consumismo compulsivo, este filme leva-nos a pensar que há objectos (neste caso, peças de roupa de uma certa marca) que podem durar uma vida. São coisas que, embora velhas e podres, por razões quase inexplicáveis, não nos conseguimos desfazer delas. Há peças de roupa que podem ter uma longevidade muito maior do que apenas uma estação, ou duas. São objectos que nos acompanham por muitos e longos anos, fazendo parte da nossa vida, fazendo parte de nós... são especiais.

Tenho vários objectos especiais. Confesso que desfruto de uma certa (grande) incapacidade para me desfazer das minhas coisas. Não por serem "minhas" e não querer partilha-las mas, porque gosto delas e me trazem boas memórias. Porque me contam estórias.
Quanto a roupa, acho que ao longo da vida fui tendo algumas peças especiais que, durante anos me acompanharam para todo o lado. (Agora, pensando melhor neste assunto, percebo que a minha mãe conseguiu a proeza de, com a maior subtileza, fazer com que algumas dessas peças "com péssimo aspecto", "uma vergonha", desaparecessem do mapa. Parece que estou a ouvi-la... "quais calças? aquelas assim, assado?... não sei... nunca mais as vi" (yhe... right)).
Bem, actualmente, tenho um polar branco com carapuço. Não sei quanto anos terá... Era da minha irmã e passou para mim há uns bons anos. Gosto muito dele. Por ser polar, é quentinho, leve e tem a vantagem de não se amarrotar quando vai enfiado na mochila ou na mala. Por outro lado, é branco. Ou melhor, "era" branco... (já não está propriamente com bom aspecto). Mesmo assim, uso-o com muita frequência em casa, em saídas de campo, quando vou de fim de semana para algum lado e nas (poucas) viagens que tenho feito.

E tu, que peça de roupa guardas com um carinho especial? aquela que, embora velhinha e podre, te acompanha para todo o lado...

3 comments:

claudia ávila gomes said...

Eu tenho uma t-shirt amarela com um elefante a rir desde os meus 15 anos. Já só a uso em casa mas não me desfaço dela. Tem bom humor :)
Beijinhos! Cláudia

Baleia said...

:)

bjnhs, amiga!!

Sónia said...

Uns jeans que neste momento cabem nas orelhas... tenho-os à uns 10 anos :)! Beijinho querida amiga!