Tuesday, January 31, 2012

Acabada de sair do forno

As minhas aulinhas de restauro, acabam de dar os primeiros frutos (yeeh!!..)

Deixo-vos umas fotos do "antes", "durante" e "depois"...

Este, era o aspecto da mesinha quando veio parar às minhas mãos. Estava em muito mau estado e há pormenores que não se veem nas fotos. Para além do verniz gasto, estalado e riscado, tinha muitas manchas pretas de humidade. As pernas, parecia terem estado com água até aos joelhos e algumas zonas do laminado do tampo estavam a descolar.



Quando fiquei com a mesa, lixei-a toda. Na esperança que as manchas, riscos e marcas saíssem. Mas não...
Como não sabia como a arranjar, ficou a uso cá em casa mas, com o restauro em "stand by" durante quase 2 anos.





Para as aulas de restauro, levei-a para ser o meu 1º projecto recuperação:








E agora, o "depois"!

Ficou mais escura do que era originalmente mas ficou gira. Gosto dela assim :)




Monday, January 30, 2012

Quem se lembra?



Na altura em que dava este anúncio, quem tinha Dyanes eram os meus pais. O meu pai teve um branco e depois, um azul escuro muito mais moderno. Mais tarde, a minha mãe também teve o seu Dyane branco.

Naquela altura, as crianças andavam à solta dentro do carro (e à "molhada" quando eramos muitos). Não era preciso cinto, nem cadeirinha... Adoravamos andar de capota aberta e em pé, no banco de trás, a apanhar vento na cara. Uma festa! (somos uns sobreviventes, portanto...)

Boas lembranças de infância... de ter q empurrar o carro antes de ir para a escola...
As viagens?! uma aventura! desde a porta da bagageira que voou à chave q se partiu no canhão...
E os regressos do cartaxo?! em que eu e o meu irmão vinhamos no porta bagagens, no meio de caixas de fruta e garrafões de azeite, a cantar os anuncios da tv (que era a preto e branco) e horas a imitar o som do carro... (paizinhos pacientes...)

Nessa altura, eu nem imaginava que um dia também teria um Dyane... o meu Dyane! (que também é branco mas não foi herdado dos pais).

Sunday, January 29, 2012

Já está!

Não descansei enquanto não acabei a almofada.
Ficava mais gira se as cores fossem outras mas... ainda assim, até superou as espectativas.

Como não tinha nenhum tecido que ficasse aqui bem (para tentar "puxar" os azuis), tive que acabar a almofada com o tecido que me tinham fornecido no kit.

Só tenho a acrescentar que gostei muito destes workshops. Valeu!
(resta-me a esperança de continuar a ter tempo para poder ir a mais um ou outro de vez em quando...)

Saturday, January 28, 2012

"Spiderweb"








Ontem fui a mais um workshop na Patch-mania. Desta vez, de "patchwork" para aprender a fazer uma almofada com "desenhos" em forma de teia de aranha. Nestes workshops o material está incluído e, pela 2ª vez, calhou-me um kit de cores que não gostei: roxinhos, lilases e verde-ranho... É preciso ter azar! (desta vez até tentei trocar mas não consegui).Paciência! O objectivo era mesmo aprender a fazer esta técnica por isso, venha lá uma cor qualquer.

Bem me estava a parecer que, fazer uma almofada destas em 3h, era estar a ser demasiado optimista. Claro q vim para casa com o objecto a meio... (eu e as outras participantes que, são bem mais "prós" q eu, por sinal).

Foi muito giro mas deu para perceber que as coisas que eu tenho feito são um verdadeiro atentado ao patchwork. Aqui faz-se tudo com medidas certinhas (em polegadas), os tecidos são cortadinhos com instrumentos especiais (e não rasgados, como costumo fazer) e até se "abrem as costuras" com ferro de engomar (nunca me tinha dado a este trabalho). A verdade é q isto assim sai tudo certinho. Certinho demais para o meu gosto mas para fazer estes efeitos, só mesmo assim.

Com o trabalho a meio, ontem à noite deu-me um ataque e resolvi que tinha que acabar isto. Fiquei até às quinhentas mas acabei os quadrados. Agora falta acabar a almofada. Como também não gosto muito do tecido que me deram para por à volta, vou ver se arranjo outro... senão, vai mesmo com este.

Wednesday, January 25, 2012

Cool!



Somebody That I Used to Know - Walk off the Earth (Gotye - Cover)

Acabei de descobrir isto. Giro, não é?
Uma única guitarra onde todos tocam... O q eu dizia sobre a criatividade dos artistas, também se aplica aqui :)

(muito mal comparado mas lembrei-me dos nossos "concertos" na passagem de ano... hehehe...)

Chegou!

Mesa fechada (sem a tábua do meio)




Mesa aberta (com a tábua do meio).


O sr. cumpriu com o prometido e a mesa já regressou a casa!

Amigos, parece-me que podemos voltar ao jantarinhos :)


PS- é favor não olhar para as almofadinhas das cadeiras, sim?! bem sei que estão muito ranhosas mas, muito brevemente, também serão alvo de mudança.

Tuesday, January 24, 2012

E hoje, onde é q eu fui?!

Ilustrarte 2012!

Se puderem, passem por lá! Adorei!

Realmente, a criatividade dos artististas é uma coisa que me transcende... tanto para ilustrações como para as histórias (textos). Um espectáculo!!

Onde? no Museu da Electricidade, Belém.

Clutch de fecho metálico





Isto foi o que fiz no workshop de costura, na sexta-feira passada, na Patchmania.
(acho q era suposto o tecido que pus por dentro ter sido para o exterior mas, como não gostei muito dele, troquei-os)




Monday, January 23, 2012

Sala cada vez maior

Ainda não eram 9h da manhã e a mesa já se tinha ido embora.

A minha mesa da sala, herdada aquando da minha vinda para esta casa, estava cada vez pior... Com as abas descoladas e cada vez mais "bamba" (à conta da maravilhosa braseira electrica), estava prestes a desmontar-se toda durante um qualquer jantar que aqui fizesse.
Vai daí, aproveitanto esta onda de restauros que me atacou, mandei-a arranjar.
O sr. que a levou percebeu que não há outra e, prometeu ser rápido. Vamos lá ver como é q isto corre e, durante quanto tempo vou ter que andar a fazer pic-nic's à hora das refeições.

Friday, January 20, 2012

2012 - ano do "restauro"

O 2º semestre 2011, foi um bocado "marado" cá para os meus lados... Especialmente, o final. Foi um verdadeiro teste à minha resistência cardíaca e, sabe Deus como, ainda cá estou para contar a história.

Foi muita coisa ao mesmo tempo e ainda estou em fase de recuperação. Talvez por isso, só agora tenha ganho coragem para falar aqui... e agora. Foi o emprego que voou... a chegada aos "40"... umas desilusões e... alguns outros, pequenos-grandes, pormenores de índole pessoal que não tiveram um final feliz. Coisas que não matam mas moem (especialmente, quando as fichas da má sorte caem todas ao mesmo tempo).

Quanto ao emprego: A falta de verbas nas unidades de investigação, pôs em causa a renovação do meu contrato de trabalho. Foi uma verdadeira tortura chinesa. Ora há contrato, ora não há, afinal há outra vez... desculpe lá mas afinal não dá. Como alternativa, deram-me a hipótese de ficar com uma bolsa de investigação. Coisa que não me agradou muito mas que me deixou em dúvida... aceito? não aceito?... STRESS!! Até que, numa reunião geral na FCUL, anunciaram a falta de garantias para o pagamento das bolsas durante o ano de 2012. Se tinha dúvidas, deixei de as ter naquele momento. Então, a resposta à bolsa foi "Perante este cenário, não! bolsa, não, obrigada!". Custa muito! Foram 8 anos e meio a trabalhar num sítio que gosto mas..., se tenho mesmo que mudar, que seja agora! Então, entrei numa espécie de mentalização de que até seria boa ideia fazer uma paragem para recarregar baterias e meditar sobre o futuro (no fundo, com uma certa esperança que as coisas, entretanto, voltassem atras).
Já mesmo a chegar ao final do ano, a tomada de consciencia de que a "não renovação do contrato" era mesmo uma realidade, foi um choque! Aqui é q me "bateu". Entrei em pânico e fui-me muito a baixo...


Durante este 2º semestre, no meio deste drama do emprego, vieram os "40"! (mais um atentado à minha resistencia cardiaca). O número pesa que se farta... Foi no final de Setembro e ainda tenho dificuldade em dize-lo. Andava eu numa espécie de depressão quando me lembrei-me das minhas avós: uma com 90 e outra com 96 anos. É pá... espera lá... mas ainda nem cheguei a metade! Tenho uma vida pela frente! (Uffaa...)
Enfim... Custar, custa mas, voltar atrás? nem pensar!!!... Ter que passar por isto tudo outra vez? NEVER! E, além do mais, acho que voltava a fazer tudo igual... (incluindo, as burrices) por isso, não valia a pena.
No meu dia de aniversário, prepararam-me uma mega festa surpresa na praia das Avencas (Onde mais poderia ser?!). Não sei como não me deu "uma coisa" quando lá cheguei e comecei a reconhecer... toda agente. Para além da família e dos amigos de familia (de sempre), os meus amigos de todos os tempos: da escola, da rua, das Guias, do liceu, do laboratório, os meus meninos e respectivos pais de várias gerações de baby-sittings, os amigos mais recentes (mas não menos importantes), etc... Tantos que nem consigo referi-los a todos. Como é que foi possivel ninguém se "descair"... Incrivel! De parabéns, ficaram os meus irmãos e a minha mãe com esta organização e que conseguiram desencantar pessoas que eu já via ha anos e anos. Resta-me dizer q a festa foi linda! Tudo arranjadinho, "mesinhas" postas com coisas muito boas e bonitas, não faltou o gira-discos a bombar o som da época e até o tempo ajudou... a noite estava optima e linda. O máximo!


Bem... Depois dos "baques" todos de 2011, entrou o novo ano... 2012! Cheguei decidida a RESTAURAR a minha vida. 2012 será a minha licença de sabática! será um ano de introspecção e restauro! Vou ser muito de egoista! EU, EU, EU!! só vou fazer o que me apetecer e só vou estar com quem me apetecer! e mai nada! (será q consigo? será q o meu coração mole o permite?)


Logo no inicio do mês, comecei a mexer-me. Primeiro, que remédio, tive que tratar de montes de secas próprias dos desempregados (e outras secas pessoais que tinha pendentes...). Depois, inscrevi-me num curso de restauro de madeiras que comecei na semana passada (mesmo ao lado de casa. yupi) e em 2 workshops de "costuras" (já tenho feito coisas de costuras mas, com as minhas próprias técnicas... Inventanço, portanto!).

Enfim... só vos tenho a dizer q esta vida de "reformada" dá muito trabalho... Uma pessoa acha que tem tempo para tudo e mais alguma coisa e, a certa altura já está com "over-booking" de programas. Uma correria!

(A verdade é que, por enquanto..., ESTOU A ADORAR! Acho q era capaz de viver assim...)

Salão de baile...

Acabaram de vir buscar um sofazinho e um cadeirão (que estiveram prestes a ir para o lixo) para serem restaurados... Em 2 segundos, a minha micro-sala transformou-se num salão de baile.

(quando for oportuno, mostro o "antes" e o "depois")

Thursday, January 19, 2012

Joides Resolution



















Hoje de manhã fui visitar este famoso Navio, um enorme laboratório flutante (com menos ferrugem e aposto q mete menos àgua q o LMG).


É conhecido pela sua inconfundível torre de sondagens com 62 metros de altura. O Joides Resolution, está preparado para perfurar fundos marinhos situados a cerca de 8000 m de profundidade e ainda penetrar no fundo mais de 1000 metros. (brutal!)


Sacam toneladas de amostras (basicamente, lama e areia... a "trip" dos geólogos...). Mas, é realmente interessante perceber o q se consegue descobrir atraves daquelas amostras. Estão a realizar estudos em áreas como oceanografia, geologia, microbiologia (porque nem tudo é pedra... também há vida lá em baixo!), paleontogia, físicas, químicas, etc etal...


Gostei!

Monday, January 16, 2012

Tens Gato? Tens Scanner? então participa!














Há projectos que não lembram ao Diabo... Mas quem é q se lembra de "scannar" o gato?!..

A verdade é q as fotos (scanner's) ficam um espectáculo!

Não tenho gato, nem scanner... senão, ia já fazer umas experiências.


Ver: The Cat Scan Project


Os gatos são tão melgas... Aposto q o dono ia fazer um scanner e o idiota do gato foi lá por-se em cima. O dono "scannou-o" e, como o resultado foi inesperada e surprendentemente espectacular... Toca de scannar os gatos todos q encontra e fazer um projecto.


Se a sociedade protectora dos animais sabe disto... Ai!


(Isto agora, fez-me lembrar um post antigo sobre um "gato fotografo"... aqui e aqui)

Friday, January 13, 2012

Ballet


(quando aparecer o rectangulozinho da publicidade, é só clicar na cruzinha do canto superior direito para a fazer desaparecer)


Hoje tenho cá a minha sobrinha S. :)

Como o tema "Ballet" veio à baila, resolvi mostrar-lhe alguns videozinhos de meninas no ballet.

Deviam ter visto a cara dela... Deliciada, super concentrada a ver...
"oh Té, eu quero ir para ali"
depois mostrava-lhe outro vídeo...
"Não!... Quero esta! quero ir para esta!... 'tá bem, Té?"

Cada vez q um vídeo chegava ao fim, dizia "quero ver mais, Té!..."

Disse-lhe q ainda era pequenina mas q quando tivesse 4 anos já podia ir para o Ballet (entretanto, não sei se os pais concordam com isto...).

Divirtam-se com o vídeo :)

Y sin embargo





Volta, não volta é "vira o disco e toca o mesmo" aqui em casa.

Continuo a adorar esta música do Joaquin Sabina... Mas tem q ser nesta versão (tenho outras duas versões da mesma música mas não gosto tanto). E este ar de ciganão, fica-lhe a matar.

Thursday, January 12, 2012

Passagem de ano











A "passagem de ano", não é muito mais do q uma óptima desculpa para passar uns diazinhos fora de casa com os amigos. E eu estava taannttooo a precisar de ir respirar "ar puro"...


Este ano foi ligeiramente diferente... mais a Sul do que é costume (também sabe bem variar) e muito rico em novas experiências: musicais, cinematográficas e gastronómicas (estas últimas merecem um post exclusivamente dedicado ao tema...).

Monday, January 09, 2012

Não se aproximem!!

Estou com um daqueles ataques violentos de limpezas! E... a deitar coisas fora.

Se não me acalmo, ainda fico com a casa vazia, sem roupa para vestir, nem acessórios para usar... (Mêeddooo!)

(mas tenho q aproveitar!... É possivel que, um ataque destes, só me volte a dar daqui a uns anos...)

Sunday, January 08, 2012

Não sei se guarde, se deixe ficar...

Passaram os "Reis". É altura de retirar os enfeites de Natal.
Com os anos a passar cada vez mais depressa, não sei se guarde os enfeites ou se os deixe ficar... É q, não tarda nada, temos o Natal aí à porta!

Friday, January 06, 2012

O esqueleto da minha máquina de costura









Antes do Natal, a minha máquina de costura resolveu que tinha um ataque de estupidez e deixou-me "pendurada" com uma série de coisas que estavam em execução.


Eu, com muito mais coisas com que me preocupar, depois de algumas insistencias e súplicas resolvi que não me chateava com o assunto naquela altura... Deixei em "stand by" os projectos e, só agora é q tratei do assunto.



Percebo tanto disto, que não sabia ao certo se seria um real problema da máquina ou burrice minha...


Liguei a um senhor e ele disse que vinha cá a casa ver o q se passava. "vem a casa??!!... mas olhe que a minha máquina é daquelas "rasca" do Lidl...". Não deu importancia nenhuma ao assunto e hoje, à hora combinada, estava a tocar à campaínha. Espectáculo!




Graças a Deus, não era burrice minha... (seria uma vergonhaça). A máquina estava realmente com um problema e teve q ser toda desmontada. Também fiquei feliz por saber que as máquina mais baratas das grandes marcas não são melhores q esta. Boa! Esta custou p'raí 50€ e já fez bem mais do q eu estava à espera... Agora então, toda afinadinha, está para durar!


E eu a pensar q tinha que abrir os cordões à bolsa e comprar uma máquina decente (de "marca")... uffaa... por agora, estou safa. E pronta para me lançar aos projectos pendentes.





Wednesday, January 04, 2012

Grande dose de positivismo!! quem precisa?



Para começar este novo ano, deixo-vos esta importante palestra da versão portuguesa das TED talks.

Todos os portugueses mais inseguros e pessimistas com o futuro, deviam ouvir isto.
Se conseguirem ter 29 minutinhos livres, não deixem de ver a comunicação até ao fim. O rapaz é um bocadinho electrico e tão positivo q até faz confusão mas, embora com sotaque nortenho, fala bem e dá-nos uma boa injecção de positivismo e motivação.

Eu estava mesmo a precisar de ouvir alguém a falar assim. Acho q vou ver isto todas as noites, antes de adormecer, para ter sonhos mais positivos e ficar a acreditar que "afinal, tudo é possível!".