Friday, October 28, 2016

Lembram-se das pulseirinhas da moda?




















Os elásticos das pulseirinhas da moda também vão parar à praia e os animais ingerem-nos por confundir com alimento (incluindo as aves, que se alimentam de pequenos organismos à beira mar).

As crianças só perderam o vício quando se disse que se usavam tintas cancerigenas na produção dos elásticos. (tintas estas que, com certeza, serão as mesmas usadas na produção de tantos outros produtos, desde brinquedos a embalagens de alimentos...). Assim, moda "foi-se". Descartaram-se pulseiras e elásticos que agora aparecem por todo o lado. Não há maré vazia em que não se encontre pelo menos um elástico destes.




















O caminho até ao mar, pode muito bem ter sido o mesmo que seguem beatas e balões, por exemplo... as sargetas.

Thursday, October 27, 2016

Fish girl























Peixe, sim. Perder o estilo, nunca!

Monday, October 24, 2016

Tuesday, October 18, 2016

QUERO!!




Já fiz anos mas o Natal está aí á porta... e eu quero este livro!
Anotem para não se esquecerem: AHAB E A BALEIA BRANCA, de Manuel Marsol.

Monday, October 17, 2016

Gostas de peixe? isto é para ti, lê!

























A WWF acabou de lançar um guia sobre as 15 espécies de pescado (peixe e marisco) mais consumido em Portugal. Este guia ajuda a fazer a escolha certa e ainda dá umas dicas para cozinhar. 

O guia encontra-se online AQUI.

Mas existe uma versão em PDF que pode ser descarregada AQUI.


O artigo da Wilder sobre este assunto aqui.


O Tony dos gelados



















Esta semana fiquei perplexa quando me apercebi que a minha irmã não fazia ideia o que era a "carrinha do Tony"... "como é que não te lembras?! o Tony dos gelados!! da roulote?!"
Nada! Só se lembrava da "casinha branca". Essa também me lembro, claro, mas só apareceu uns anos depois. Era da mulher do Tony que lá ficava a vender tudo o que eram porcarias às criancinhas das escolas das redondezas.

Mas o Tony foi um marco na minha geração. Quem, do meu tempo, andou "nos macacos" e na Madorna, tem que se lembrar.
O homem devia ser o maior aldrabão do planeta mas tinha as melhores goluseimas do mundo e quando perguntávamos o preço de qualquer coisa ele respondia "como é para ti, é só ...$..." (em "escudos", claro). Naquela carrinha, existiam todas as goluseimas imaginaveis. Para além dos gelados, as balas, pastilhas, rebuçados, chupa-chupas, as peta-zetas (!!), umas bolinhas de chocolate tipo cereais (mau-mau?! tao-tao?!) e muitas outras coisas (acho q ainda não havia gomas). Todos os intervalos havia fila junto à janela da roulote e contavam-se as moedinhas que havia nos bolsos para saber o que se podia ir comprar.

Mais tarde, apareceu a tal "Casinha branca". Era num ponto fixo. Já não ia de escola em escola nem tinha o mesmo charme, mas o recheio era igual.



~














(não me lembro da "casinha branca" ter um ar assim tão decrépito mas se calhar, tinha..)

O que uns aninhos de diferença fazem na vida de uma pessoa...



As fotografias vieram daqui.

Sunday, October 16, 2016

Tuesday, October 11, 2016

Desenhos da Lu


























A minha sobrinha Lu (5 anos) está a desenhar que é um espectáculo.

Neste desenho, da esquerda para a direita: A Vivi (a cadelinha-fóssil do tio B), a Té (eu) e um peixe lua.

Escova nova!!




















Dada a minha fase "anti-plástico" e, tendo eu provas das dezenas de escovas de dentes que dão à costa (é incrível! é um mistério que não consigo compreender...), queria comprar uma escova de dentes nova, daquelas biodegradaveis.

Recentemente descobri uma loja aqui em cascais que, não só tinha escovas destas como muitos outros produtos amigos do ambiente, a "sapato verde".

Contudo, foi no Greenfest, este fim de semana, que comprei a minha primeira escova de dentes biodegradável. Uma Humble Brush! Reparei que as cerdas eram de nylon. Torci o nariz mas garantiram-me que, não têm BPA (bifenol A, um produto químico... um poluente) e que, por enquanto, não havia volta a dar... o nylon continua a ser a melhor forma de garantir a higiene oral. Convenceram-me!
Vim para casa toda contente com a minha escovinha nova e até trouxe outras para oferecer.

Neste preciso momento, acabei de abrir a embalagem e... tenho o meu primeiro choque (espero que seja o único)... então não é que a minha linda escovinha ecológica, com cabo de bamboo e tal, vem embrulhada em plástico?!
O meu primeiro impulso foi "vou enviar-lhes já uma mensagem!", mas controlei-me. Imagino que tenham o discurso bem preparado e que digam logo que este plástico é feito de milho ou outra coisa qualquer amiga do ambiente. Mas na embalagem nada se refere ao assunto...

Saturday, October 08, 2016

Friday, October 07, 2016

Nature’s Beautiful Misfits Sculpted from Scrap Metal





As coisas lindas que se podem fazer com lixo (produtos descartados), neste caso, metal...

Fonte: National Geographic

Wednesday, October 05, 2016

Plasticus maritimus no Greenfest!

























Está muito lixo no Greenfest mas, aqui de casa parece que não saiu nem um saquinho... Não percebo este fenómeno.

Mais informações sobre o Greenfest, site e facebook.