Tuesday, September 06, 2016

Qualquer dia há sangue na panisol da esquina...




Raramente lá vou mas quando vou, saio de lá com vontade de bater nas senhoras... TEIMOSAS!!
(mas fico com pena delas quando penso a culpa pode ser do dono da Panisol que, possivelmente, faz regras rígidas e invioláveis e, se calhar, até ameaça de morte as dedicadas senhoras...).

Costumo levar um saco de pano e refiro sempre "NÃO QUERO SACO DE PLÁSTICO, OBRIGADA" mas venho sempre com brinde. Quando reparo, já está o pão no saco de plástico e este dentro do saco de pano.
Há dias que, por falta de tempo ou de paciência,  reviro os olhos, suspiro e não digo nada. Mas há dias em que aquilo me irrita mesmo e não consigo ficar calada.
"Então?! mas eu tinha-lhe dito que não queria saco de plástico..." e recebo um rasgado sorriso e um "mas assim vai melhor!" ao mesmo tempo que dá umas palmadinhas no pão. Que é como quem diz, "eu é que sei! está calada que nós aqui somos muito higiénicas e deixa-te lá de fanatismos ecológicos que isso não leva a lado nenhum".

(falando em higiene, se gostavam de ir a um café onde os pombos entram e fazem voos rasantes às vossas cabeças... este é o sítio!)

Hoje foi mais um dia mais "aceso"... Eu não tinha o saco de pano mas tinha um saco de plástico para reutilizar. Disse à senhora "Eu tenho aqui um saco. Use este...". Responde-me "está bem" com um simpático sorriso ao mesmo tempo que tira um saco novo do rolo. E eu lembro-a "use antes este!..." e não dá para a creditar na resposta... "eu tenho q usar este (um novo) e depois a senhora, se quiser, põe no seu... está  bem?".

Passei-me!! Ainda barafustei mas sem hipótese... Qual é a lógica disto que eu não estou a apanhar? será que ganham algum prémio de produtividade se gastarem mais sacos por dia?
Quase q entrei em guerra com ela (q não era a mesma senhora do outro dia). Discuti um bocado mas o meu poder de argumentação está muito aquém... estas senhoras são assustadoramente determinadas e inflexíveis. Medo! (gestapo do saco de plástico)


No comments: