Thursday, September 22, 2016

ÁGUA















(tinha este post em draft desde o inicio do mês. Publico-o agora com um update no final)


A ONU, para Proteger os Povos e o Planeta, fixou 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (clicar para ver detalhes) com meta para 2030.

Entretanto, acabei de ouvir a Catarina FurtadoEmbaixadora da Boa Vontade da Fundação das Nações Unidas, num discurso da inauguração de uma exposição sobre estes Objectos... Gostei de a ouvir e fiquei com umas frases a latejar na cabeça... 
"desta vez somos comprometidos a agir"
"aquilo que são as nossas decisões locais, têm consequências no mundo global"
"Não há espaço para não fazer nada"

Relativamente ao objectivo 6 "Água potável e saneamento", assim de repente, e porque este evento foi realizado em Cascais, lembrei-me logo de um assunto que me tem incomodado bastante nos últimos anos... (já estou à espera que venham "cair-me" todos em cima. Devo ser a única pessoa do concelho de Cascais (ou do país), que não concorda com aquilo...): OS CHUVEIROS DA PRAIA!!
Mas há maior desperdício de água do que aquilo?! já pensaram bem nas litradas de água potável que é desperdiçada em cada praia durante o verão? vejo pessoas "horas" ali debaixo até tirarem o último grão de areia... por vezes, com champô e gel de banho, quando estas águas vão para a praia e não para redes de esgotos (pelo menos, na maioria das praias)... crianças a brincar com os chuveiros, só porque tem piada... os banhos rápidos, em que a pessoa se vai embora e a torneira continua a largar água...  e já para não falar na visão horrenda de alguns casos.

Se "uma decisão local que tem consequências no mundo global", agora pensem nas mulheres e crianças em África que andam 3horas a pé para ir buscar um cantil de água potável para beber e cozinhar.

Chuveiros de praia?! É ridículo. É uma mariquice. Se querem tomar banho, tomem em casa. Ou paguem para tomar banho numa wc publica (sim que eu nem ia falar nesta parte de "quem paga a conta").
Quase que aposto que se estes banhos fossem cobrados, o número de aderentes ia reduzir drásticamente. (como aconteceu com os estacionamentos com parquímetro em cascais... Quando era livre não havia lugar, agora q é a pagar tenho sempre vários à escolha)

Bebedouros, tudo bem! E de preferência daqueles que dá para encher a garrafa (porque na maioria nos bebedouros é preciso fazer uma certa ginástica) - isto seria também um incentivo a não comprar garrafas de água que, por sua vez, não ficariam "esquecidas" na praia.
Um lava pés, tudo bem também mas escusavam de ser de água potável.


UPDATE: por vir a propósito deste assunto, "água", faço um acrescento a este post que tinha deixado em draft no inicio do mês e q agora publico.
Vejam esta pequena reportagem/ entrevista da jornalista Carla Castelo AQUI

No comments: