Wednesday, January 15, 2014

Prenda ou presente?!

Com o natal ainda bem perto, lembro-me q esta dúvida foi posta em cima da mesa (ou melhor, em cima da minha cabeça).
Em conversa com umas crianças (10-12 anos) fui corrigida por ter dito "prenda" e não "presente". Na altura respondi q se podia dizer das duas maneiras mas, na verdade, a dúvida ficou-me na cabeça... Fiquei a matutar nisto... Será que se pode mesmo dizer das duas maneiras? é mesmo indiferente usar uma palavra ou a outra? Para mim, "prenda" é oferecer algo a alguém (mas também há a expressão algo irónica... "que rica prenda"). Para "presente", também é oferecer algo a alguém mas, não sei porquê, imagino uma caixa muito bem embrulhadinha, com um papel muito bonito e, no alto, um grande laçarote dourado. Será que a diferença está no embrulho? haverá realmente alguma diferença na utilização de "prenda" e presente"? ou, cada um pode dizer como bem entender?

Graças a Deus, não sou a única no mundo com esta dúvida (q parece tão básica e ridícula)... e há uma explicação (tirada daqui):

Os termos presente e prenda usam-se indistintamente com o significado de oferta, mas há, efectivamente, uma certa diferença entre eles. (TCHARAM!!... é mesmo?! há diferença?)

Com a palavra presente queremos dizer que a nossa oferta é símbolo da nossa presença. Por meio da oferta dizemos que estamos presentes. E a verdade é que, quando nos ausentamos, o objecto que oferecemos faz com que sejamos lembrados, faz perdurar a nossa presença junto de quem o recebeu. Presente é um substantivo formado do adjectivo presente (do latim ‘praesente-‘). 
(Não dizem nada referente ao embrulho...)
Parece-me que esta definição vai mais de encontro ao que, com a crise, começámos a chamar de "lembrança" ou "lembrancinha"... mas também deve poder ser um "recuerdo".

Com a palavra prenda queremos dizer que entregamos à pessoa algo que faz com que ela fique de algum modo mais enriquecida, possuidora de algo com valor (não forçosamente material) e ainda que nos sentimos penhorados, que aquilo que oferecemos é uma garantia do nosso carinho, da nossa amizade, ou mesmo do nosso agradecimento, ou que é uma recompensa, um prémio. Esta palavra provém do latim ‘pignora-’ (= refém).

Resumindo e concluindo: prenda ou presente? estou na mesma! e deve ser por isso q é indiferente se usamos uma palavra ou outra. Ora, quando oferecemos uma coisa a alguém já é, só por si, uma garantia do nosso carinho, amizade, agradecimento (prenda) mas, também pode ser uma forma da outra pessoa se lembrar de nós (presente).

2 comments:

Sónia said...

Sabes o que te digo? Receber alguma coisa é sempre muito bom, por isso é indiferente... eu digo Prenda é mais cutxicutxi :)
Beijinhos
Soneca (e hoje estou mesmooo)

Baleia said...

e dar também sabe muito bem!
por isso, digo "prenda" ou "presente" conforme me apetecer ou calhar... E, ainda fico com duas na manga: "lembrança" ou mesmo "oferta".
:)