É impressionante a quantidade de gente que aparece, vestida de branco, à beira mar para este ritual. Levam flores e outras outras oferendas a iemanjá, acendem velas, fazem bençãos, rezas e cantam... Uma Loucura!
As flores (de preferencia, brancas mas também de outras cores) são espetadas na areia, à beira mar, outras são atiradas ao mar depois de umas rezas. Há quem leve um barquinho (carregado com as oferendas a Iemanjá) que também é largado no mar depois das rezas. Pelo que percebi, o barquinho leva aquilo que cada um quiser mas, normalmente, vai uma imagem de iemanjá, um perfume, um pente, um espelho, um sabonete e fruta (também podem ir jóias). Antes de ser lançado ao mar, o barquinho é regado com champanhe (ou outra coisa qualquer que não percebi muito bem o que era). Tanto as flores como o barco, levam muitas vezes mensagens com pedidos/desejos escritas pelos "crentes".
Estas fotos foram em Copacabana mas em todo o lado se via vestígios destas homenagens... Lindo!
(Fiquei vidrada nos barquinhos e na imagem da Iemanjá mas não consegui encontrar iguais a estes á venda.... bbbuuuáááá... eu quero!)
3 comments:
Bom ano novo, anita.
Obrigada pelo relato — muito fixe!
bj
Aliás, muito legal.
(não resisti!)
Espectaculo Ana!! as fotografias estão muito giras
beijos pai
Post a Comment