Tuesday, January 04, 2011

Homenagem a iemanjá - a Rainha do Mar

A homenagem a Iemanjá foi das coisas que mais gostei de ver no Rio.
É impressionante a quantidade de gente que aparece, vestida de branco, à beira mar para este ritual. Levam flores e outras outras oferendas a iemanjá, acendem velas, fazem bençãos, rezas e cantam... Uma Loucura!
As flores (de preferencia, brancas mas também de outras cores) são espetadas na areia, à beira mar, outras são atiradas ao mar depois de umas rezas. Há quem leve um barquinho (carregado com as oferendas a Iemanjá) que também é largado no mar depois das rezas. Pelo que percebi, o barquinho leva aquilo que cada um quiser mas, normalmente, vai uma imagem de iemanjá, um perfume, um pente, um espelho, um sabonete e fruta (também podem ir jóias). Antes de ser lançado ao mar, o barquinho é regado com champanhe (ou outra coisa qualquer que não percebi muito bem o que era). Tanto as flores como o barco, levam muitas vezes mensagens com pedidos/desejos escritas pelos "crentes".

Estas fotos foram em Copacabana mas em todo o lado se via vestígios destas homenagens... Lindo!






















(Fiquei vidrada nos barquinhos e na imagem da Iemanjá mas não consegui encontrar iguais a estes á venda.... bbbuuuáááá... eu quero!)

3 comments:

madalena said...

Bom ano novo, anita.

Obrigada pelo relato — muito fixe!

bj

madalena said...

Aliás, muito legal.

(não resisti!)

Anonymous said...

Espectaculo Ana!! as fotografias estão muito giras

beijos pai