Friday, January 20, 2012

2012 - ano do "restauro"

O 2º semestre 2011, foi um bocado "marado" cá para os meus lados... Especialmente, o final. Foi um verdadeiro teste à minha resistência cardíaca e, sabe Deus como, ainda cá estou para contar a história.

Foi muita coisa ao mesmo tempo e ainda estou em fase de recuperação. Talvez por isso, só agora tenha ganho coragem para falar aqui... e agora. Foi o emprego que voou... a chegada aos "40"... umas desilusões e... alguns outros, pequenos-grandes, pormenores de índole pessoal que não tiveram um final feliz. Coisas que não matam mas moem (especialmente, quando as fichas da má sorte caem todas ao mesmo tempo).

Quanto ao emprego: A falta de verbas nas unidades de investigação, pôs em causa a renovação do meu contrato de trabalho. Foi uma verdadeira tortura chinesa. Ora há contrato, ora não há, afinal há outra vez... desculpe lá mas afinal não dá. Como alternativa, deram-me a hipótese de ficar com uma bolsa de investigação. Coisa que não me agradou muito mas que me deixou em dúvida... aceito? não aceito?... STRESS!! Até que, numa reunião geral na FCUL, anunciaram a falta de garantias para o pagamento das bolsas durante o ano de 2012. Se tinha dúvidas, deixei de as ter naquele momento. Então, a resposta à bolsa foi "Perante este cenário, não! bolsa, não, obrigada!". Custa muito! Foram 8 anos e meio a trabalhar num sítio que gosto mas..., se tenho mesmo que mudar, que seja agora! Então, entrei numa espécie de mentalização de que até seria boa ideia fazer uma paragem para recarregar baterias e meditar sobre o futuro (no fundo, com uma certa esperança que as coisas, entretanto, voltassem atras).
Já mesmo a chegar ao final do ano, a tomada de consciencia de que a "não renovação do contrato" era mesmo uma realidade, foi um choque! Aqui é q me "bateu". Entrei em pânico e fui-me muito a baixo...


Durante este 2º semestre, no meio deste drama do emprego, vieram os "40"! (mais um atentado à minha resistencia cardiaca). O número pesa que se farta... Foi no final de Setembro e ainda tenho dificuldade em dize-lo. Andava eu numa espécie de depressão quando me lembrei-me das minhas avós: uma com 90 e outra com 96 anos. É pá... espera lá... mas ainda nem cheguei a metade! Tenho uma vida pela frente! (Uffaa...)
Enfim... Custar, custa mas, voltar atrás? nem pensar!!!... Ter que passar por isto tudo outra vez? NEVER! E, além do mais, acho que voltava a fazer tudo igual... (incluindo, as burrices) por isso, não valia a pena.
No meu dia de aniversário, prepararam-me uma mega festa surpresa na praia das Avencas (Onde mais poderia ser?!). Não sei como não me deu "uma coisa" quando lá cheguei e comecei a reconhecer... toda agente. Para além da família e dos amigos de familia (de sempre), os meus amigos de todos os tempos: da escola, da rua, das Guias, do liceu, do laboratório, os meus meninos e respectivos pais de várias gerações de baby-sittings, os amigos mais recentes (mas não menos importantes), etc... Tantos que nem consigo referi-los a todos. Como é que foi possivel ninguém se "descair"... Incrivel! De parabéns, ficaram os meus irmãos e a minha mãe com esta organização e que conseguiram desencantar pessoas que eu já via ha anos e anos. Resta-me dizer q a festa foi linda! Tudo arranjadinho, "mesinhas" postas com coisas muito boas e bonitas, não faltou o gira-discos a bombar o som da época e até o tempo ajudou... a noite estava optima e linda. O máximo!


Bem... Depois dos "baques" todos de 2011, entrou o novo ano... 2012! Cheguei decidida a RESTAURAR a minha vida. 2012 será a minha licença de sabática! será um ano de introspecção e restauro! Vou ser muito de egoista! EU, EU, EU!! só vou fazer o que me apetecer e só vou estar com quem me apetecer! e mai nada! (será q consigo? será q o meu coração mole o permite?)


Logo no inicio do mês, comecei a mexer-me. Primeiro, que remédio, tive que tratar de montes de secas próprias dos desempregados (e outras secas pessoais que tinha pendentes...). Depois, inscrevi-me num curso de restauro de madeiras que comecei na semana passada (mesmo ao lado de casa. yupi) e em 2 workshops de "costuras" (já tenho feito coisas de costuras mas, com as minhas próprias técnicas... Inventanço, portanto!).

Enfim... só vos tenho a dizer q esta vida de "reformada" dá muito trabalho... Uma pessoa acha que tem tempo para tudo e mais alguma coisa e, a certa altura já está com "over-booking" de programas. Uma correria!

(A verdade é que, por enquanto..., ESTOU A ADORAR! Acho q era capaz de viver assim...)

6 comments:

Lucy said...

Fantástico post, Ana!
bj

stranger said...

Big up! ;) bjs

Baleia said...

Bjnhs, Lucy!!

Bjnhs, Stranger!!

Dizem que há males que vêem por bem... vamos lá ver se é mesmo assim.

:)

Anonymous said...

Como eu te entendo mas é assim mesmo Amiga! Por muito que nos vamos abaixo, Todos os dias são Novos dias e sempre MELHORES! Maria

Joaninha said...

Que boas noticias Ana! Assim e' que e'! Aprende muito, aplica e diverte-te! Um grande grande beijinho pela coragem, Joana

Barbarela said...

Dizem que depois de qualquer tempestade vem a bonança. Este teu post é a prova disso. Este ano vai ser o teu ano meu amor. Vais ver. Beijinhos grandes