Saturday, September 09, 2017

Golfinhos do Sado

Consegui, finalmente, realizar o sonho de levar as pulgas a conhecer os Golfinhos do Sado.
Há anos que sonhava com este programa mas, por uma razão ou por outra, foi sendo adiado. Ontem foi o dia!

 A excitação era grande e quase ninguém dormiu. Partimos bem cedo, rumo a Setúbal. A medrosa Lu mal falou durante a viagem (acho q estava sem perceber muito bem em que aventura é que a iam meter). A S., de livros na mão, só fazia perguntas... queria saber tudo sobre os golfinhos. A minha mãe que andava meio indecida, resolveu arriscar nesta aventura mas, para além de ter medo de enjoar, estava desconfiada com a "segurança do barco para as meninas" (bela desculpa).

O passeio de barco, só por si, vale a pena. É uma outra prespectiva da península de tróia e da linda serra da Arrábida. O barco, um enorme e robusto catamarã, não podia ser mais seguro. Mas o que as pulgas mais gostaram foi zona de rede (ah.. e da casa de banho que, para além de ter janelas quase ao nível da água, tinha um "autoclismo" de dar à bomba). Mas o nosso objectivo era ver os golfinhos e o tempo ia passando, e nada. Elas não se calavam a perguntar onde é que eles estavam e, a certa altura, também eu comecei a ficar impaciente... "já apareciam, não?!" Queres ver que vamos pertencer aos 2% de "avistamento zero"?!

Mas não!! Demoraram mas quando apareceram, foi "em grande"! Um belo grupo (não consegui conta-los) apareceu super animado aos saltos, piroetas e murtais. E a parte melhor: duas crias pequenas... Ostra e Vieirinha, com 3 meses e 1 mês (não sei se respectivamente). Foi a loucura! as pulgas passaram-se e a minha mãe também. Estavam incrédulas. Foi muito bom. Valeu muito a pena e queremos repetir.

No regresso, ficámos em tróia onde fizemos uma praínha (e apanhámos algum lixo na praia e outro que ia chegando à margem - Impressionante!)

Voltámos para Setúbal no ferry verde alface (onde a pulga mais nova fez uma birra memoravel e esgatanhou a irmã). Saímos do barco e fomos directas matar o desejo que me atormentava há meses... choco frito.
Todos os desejos cumpridos, é hora de regressar. Foi um dia longo e cheio de emoções.

Por fim, para estragar o nosso dia de sonho, levámos com o infernal transito para a ponte... é inacreditável! horas para chegar a casa. Parecia que tínhamos ido ver golfinhos ao Algarve. Enfim... Cansadissimas mas chegámos bem e isso é que interessa.

Muito Obrigada, Vertigem Azul!! Adorámos, aprendemos imenso e queremos voltar! Bjnhs e até breve!

Contactos: Vertigem Azul (site) e Vertigem azul (facebook).
Marquem um passeio que não se vão arrepender. Vale mesmo a pena!
































Fotografias aos golfinhos é que foi pior.. cada vez que disparávamos, eles mergulhavam... por isso, não há muitas provas, sequer, de que os tenhamos visto. Mas ficaram bem registados nas nossas memórias e isso é que interessa!

2 comments:

margarida said...

De tudo o que contaste só tenho pena do choco.....frito.
Belo passeio! Quem me dera ser pulga.

Baleia said...

Foi lindo, tia guida, tens que levar as tuas pulgas!
Juntamos as pulgas todas e fazemos uma excursão :) (nós não nos importamos nada de voltar)
Bjnhs!