Thursday, December 03, 2015

Espantem-se!...

Ando cada vez mais espantada com o assunto "lixo marinho"...
Quem me conhece, sabe que este é um assunto que me atormenta (especialmente, por constatar que a maioria das pessoas continuam muito mal informadas). Há coisa que vou aprendendo, ou descobrindo, quase por sorte. Apenas porque é um assunto que me interessa. Quem não está desperto para o problema, a informação passa-lhe totalmente ao lado.

Como dizia, ando muito espantada... estupefacta, abismada, surpreendida, perplexa e até maravilhada, deslumbrada e encantada! As coisas que tenho descoberto são simplesmente inacreditáveis. E não me refiro apenas aos objectos que encontro na praia.
O que me espanta:
- a quantidade de artistas que já trabalham com lixo marinho;
- os recentes produtos feitos/inventados com a intenção de aproveitar o "plástico marinho" (retirando-o dos oceanos);
- a quantidade de pessoas do mundo que já praticam beachcombing de forma regular;
- a quantidade de pessoas do mundo que faz colecções de coisas encontradas na praia (bóias, lego, bonequinhos de guerra e muitos outros);
- a quantidade de sites e páginas da internet que põem esta gente toda em contacto (deixo algumas no fim do post) e...
... agora espantem-se (como eu)!...
- há uma espécie de mercado mundial de trocas (coleccionadores e artistas) e...
- existem catálogos para identificar os bonequinhos que dão à costa (esta matou-me!... nunca tal coisa me tinha passado pela cabeça)

Uma loucura!

Soube hoje da existência dos tais catálogos e já consegui identificar alguns bonequinhos que tenho encontrado, imagine-se! e o mais incrível é saber que estes bonecos têm mais de 30 anos.



Algumas páginas para explorar (quase tudo no facebook mas alguns têm páginas próprias):
Plastik beach - PT - beachcomber da Parede (Cascais).
Lego lost at sea - UK - segundo consta, no final dos anos 90, um contentor de lego caiu ao mar... ainda há peças a dar à costa em inglaterra.
Liina Klauss - HK - artista alemã q vive em HongKong. Conhecia-a pessoalmente, este ano, no Plasticity forum em Cascais.
The ocean corner - UK - chapéus com objectos encontrados na praia.
Prestgaard/Andersen - NW - casal de artistas noruegueses que trabalham com plástico marinho.
Flotsam Weaving - UK - tapeçarias de lixo marinho.
Ghignidiplastica - I - artista italiano
Beachcombing's Bizarre and Beautiful - UK
Beachcombers of the World -
Tara Recuperavel - PT
e muitas, muitas outras...
(qualquer dia também faço uma página só para isto...)


(retirei os catálogos deste post... fiz um post só para eles! aqui)

No comments: