Monday, March 24, 2014

Dos restauros...

Ao mesmo tempo que trato da saúde da arca azul (esta, que já não está assim...), ando de volta de três molduras que, para variar, a minha irmã encontrou no lixo......
Eram três molduras iguais. Todas em base de madeira e estuque, todas pintadas em esmalte verde-água, todas com falta de estuque em alguns sítios (umas mais q outras) e todas com crateras de bicho da madeira.




















Resolvi, à partida, que não ia ter muito trabalho com elas (devia estar preguiçosa e rebelde, nesse dia...). Se tiverem imperfeições, "azar!! só dá graça". E decidi que ia fazer coisas diferentes com cada uma delas para aprender novas técnicas.

1º passo: embora os buracos parecessem de bicho inactivo, foi feito o tratamento com xilophen.
2º passo: foi dada uma lixadela para remover a tinta (e constatar que os buracos do bichos eram ainda em maior quantidade do parecia à 1ª vista e que alguns iam de um lado ao outro das molduras)
3º passo: tapar a buracada toda!... (inicialmente tinha pensado deixar aquilo com buracos e tudo mas depois, achei q era melhor tapa-los para que os bichos não voltem a entrar - aqui, já devia estar num dia menos preguiçoso...)
















(agora não me apetece escrever mais... depois continuo...)

No comments: