Tuesday, October 02, 2012

Microscópio











Desde pequena que sonho um dia vir a ter um microscópio. Para além de caros, tenho consciencia que a utilização que lhe poderei dar (em casa), não passará do entusiasmo inicial e de outras ocasionalíssimas curiosidades. Portanto, nunca foi uma coisa muito falada nem escrita nas minhas "wishing list´s" de aniversário ou Natal.

Uma semana destas fui às compras ao lidl e o que é que eu vi? UM MICROSCÓPIO. Não o comprei. Pensei que coisas destas não se compram aqui e, além disso... pelo preço que tem deve ser uma boa porcaria.

Mas a verdade é q aquilo não me saiu da cabeça! Gostava de, pelo menos, ver a qualidade da coisa. Com certeza que não será grande espingarda mas pode ser que dê para umas brincadeiras engraçadas... É que este microscópio tem um cabo USB para ligar ao comp. e vem com um programa de fotografia para se fotografar o que se está a ver. Giro!

No fim de semana voltei às compras e só lá estava UM microscópio. Pensei "se não o levar para experimentar, vou arrepender-me para sempre...". Resumindo, o senhor garantiu-me que podia traze-lo, fazer as experiencias que quisesse e, se não gostasse podia devolve-lo. Era mesmo isto que eu queria ouvir! Perante isto, claro que o trouxe para experimentar (o microscópio). Instalei o programa, fiz umas observações e tirei fotos a preparações que vêem no kit. Depois, fui caçar de um bicho para observar. O sacrificado foi um mosquito que andava na cozinha.

O resultado está à vista. Dá, realmente para fazer umas brincadeiras mas a qualidade é péssima. Na primeira ampliação (20x) ainda escapa mas a partir daí, 80x e 350x... bastante mauzinho. Má definição e imagem esbranquiçada.
Acho q vou fazer mais umas experiencias e leva-lo de volta.



No comments: