Monday, September 12, 2011

Onde estavas tu no "11 de Setembro"??



Eu estava no Canada.



Tinham-me falado que no início de cada ano lectivo, para além de palestras também passavam uns filmes para a recepção dos novos alunos com simulações de situações a explicar os seus deveres, obrigações, direitos, etc e, explicações sobre o que se devia fazer ou onde se deviam dirigir, conforme as situações. Visto q àquelas Universidades chegam anualmente pessoas do mundo inteiro e que, muitas vezes, à chegada nem dominam o Inglês, estes filmes ajudam na integração inicial dos alunos.



No dia 11 de Setembro de 2001, cheguei ao meu departamento pousei as tralhas e fui, como de costume ao edifício principal beber o meu "expresso" (embora não estivesse lá assim à tanto tempo, já tinha as minhas rotinas...). Entrei no edifício do bar e vejo grupos de alunos, muito concentrados e com caras muito sérias, de volta das várias televisões q por ali existiam. Pensei "bem, este pessoal leva estes filmes mesmo a sério..." Lá fui buscar o expresso e dei uma espreitadela numa tv próxima. Não parecia nada uma coisa de simulações, afinal deviam estar estavam a ver um filme... (àquelas horas da manhã a ver um filme?...). Perguntei à empregada do bar o q é q estavam a ver e a senhora, nervosíssima, respondeu-me que um avião tinha acabado de bater numa das torres gémeas em NY... " O QUÊ??... aquilo que eu vi não é um filme??". Voltei para a TV e vi o 2º avião a bater na 2ª torre.


Dali, fui a correr para o meu departamento onde já tinham ligado um rádio portátil e na net acompanhavam as notícias. Só me falavam em "hijackers" e eu, nervosíssima (por contágio) sem perceber o q é q aquela palavra queria dizer. "avião comercial", "terroristas"... enfim, conforme ia percebendo melhor o q se estava a passar mais em pânico ficava.


Em pouco tempo já estavamos a receber email's gerais da universidade a informar de gabinetes de apoio para, entre outras coisas, saber informações sobre familiares que estivessem em NY. E eu, mais assustada ficava...



O resto do dia e os dias seguintes, podem imaginar como foram... Não foram, com certeza, muito diferente dos vossos. Num misto de incredulidade e de pânico a ver imagens aterradoras e ouvir relatos de sobreviventes em busca de familiares e amigos... Um horror! Chorei baba e ranho... e tive muito medo... achei q se aquilo tinha acontecido em NY, só podia ser o início de uma nova Grande Guerra Mundial.


No meio deste drama todo, é bom saber q ainda há pessoas boas, que há união e que há esperança para um mundo melhor.


10 anos passaram e a sensação ao ver as imagens e os relatos das pessoas é exactamente a mesma.

No comments: