Trailer do documentário: Sharks - Stewards of the reefs
Este assunto não é novo para mim. Infelizmente, não é de hoje...
Fala-se sempre muito sobre o "finning" na Ásia... A Ásia que está lá longe e nós até já sabiamos que os chineses são uns trogloditas em vários campos, incluindo o da gastronomia. Mas, com a conversa que se seguiu ao documentário, fiquei realmente chocada por saber que NÓS (portugueses) também somos! e que aliás, os humanos são todos uns trogloditas porque isto acontece em muitos, muitos países do mundo. Conclusão: só se fala mais da Ásia porque eles são em maior número e a famosa sopinha vem de lá.
E ao ler isto, deve haver quem diga "isso não é possível... Cá nem há tubarões!". E eu respondo: "Ai há, há, amiguinhos... e não são poucos!! Até há quem diga que Portugal é um Paraíso para os tubarões mas não se preocupem (podem sufar à vontade) porque eles não se aproximam muito e estão bem alimentados (esperemos)".
Bem, não vos vou massacrar com isto e não quero vir p'ráqui criar o terror nos veraneantes (o que, pensando bem até não era nada má ideia... com férias em Agosto, até dava jeito um espacinho para estender a toalha) mas pensem no assunto...
E, por favor, DIGAM NÃO À SOPA DE BARBATANA TUBARÃO!!!
que é, no mínimo, um bom começo para a luta "anti-finning" (porque se o consumidor não comprar, não há razão para pescar).
Se ficarem muito curiosos, a net está recheada de sites a falar disto, de campanhas de protecção dos tubarões, etc, etc...
Entretanto, já me esquecia de referir o nome do biólogo que falou/conversou/explicou/tirou dúvidas depois de vermos o documentário... João Correia. Foi 5 estrelas!
No comments:
Post a Comment