Thursday, July 23, 2009

Palaemon serratus

Pois é... o tempo passa a correr e o curso de ilustração científica está a chegar ao fim.

Para projecto final, foi-nos proposto: escolher um objecto natural e fazer duas artes-finais, uma de preto e branco e uma de côr. Pâaanniiccooo!!!
Escolhi um camarão, o Palaemon serratus! É um bicho do mar, é engraçado e fácil de encontrar em qualquer poça de maré...


My God! onde eu me vim meter?!... é mais dificil do q eu pensava!
O bicho é demasiado pequeno e demasiado trasparente para perceber os pormenores.
Pensei q o punha na lupa e q facilmente tirava umas fotos... mas não consegui!

stress!! :(

Acabei por tirar fotos com a minha máquina. No computador deu para aumentar e assim ver melhor. Uffa...




No caderno de campo, fiz desenhos de alguns pormenores do animal (para o "conhecer" melhor...) e só quando estáva tudo mais ou menos ententido, é fiz o bicho inteiro.

Depois foi passado em vegetal e daí transferido para o papel de águarela (para a técnica de côr).

E pronto, agora vem só a parte pior!

Fiquei a olhar para o camarão do papel de águarela e paralisei. Pensei: "Nunca pintei nada na vida", "vou estragar isto tudo à primeira pincelada...", "mas afinal de que cor é q é mesmo o camarão?". Nem abri a caixinha das aguarelas. OK, não vale a pena... Esquece!

Reservei-o de lado! (para um momento de maior inspiração ou de mais auto-confiança)

Resolvi então atacar a outra técnica (tinta da china com aparo). Do mal, o menos!...

Embora corresse melhor, não foi perfeito! tive algumas dúvidas... E com grande tristeza minha, constatei q os meus "olhos de lince" agora são mais "olhos de toupeira". O stiplling poem-me tonta e com dificuldade em focar. O método, agora q estou pitosga, é parar de meia em meia hora... resulta!

Na aula de ontem foram esclarecidas algumas dúvidas. Espero não me esquecer de nada para poder continuar o trabalho sozinha. É que eu não posso ir à aula da próxima semana, q é a última e o próximo encontro ficou para Setembro para mostrar os trabalhos.
Cheguei à conclusão que, para estes trabalhos, é necessário ter mmuuuita disponibilidade (de tempo e mental) e bons olhos!

5 comments:

Mlee said...

Pois ... para mim desenhar é uma arte a que só ascendem alguns e como tal, a simples frequência de um curso como esse, diz-me que já deves ter muito jeito contigo. Eu só daquelas que sublinhava os livros com ondinhas porque não era capaz de fazer um traço direito, vale?
;)

Beijuka

Tanya said...

Forca Ana!
Ficamos a espera da obra d'arte final!
xxx Tanya

nono said...

pois está tudo muito bem mas eu já vi uns desenhs dignos de serem aqui postados....desse camarão e doutros que tais... é que a baleia até se ageita bem com a caneta além do camaroeiro...bjs

Baleia said...

Sim, sim... sou uma baleia muito jeitosa!!... mas, ainda assim, prefiro manter a minha "arte" escondida.

Nestes meios interneticos há muitos artistas (e muito bons artistas, por sinal) e o meu trabalhinho, coitadinho, não é minimamente comparável. E também não há necessidade de passar vergonhas, certo?!...

Só a mostro às crianças porque essas é sim, acham-me uma verdadeira artista! (hihi)

bjnhs e obrigada a todos pelos comments!!

Tanya said...

Mostra! Mostra! Mostra!
:)