Thursday, October 25, 2007

Agência Cascais Atlântico

Apresentação
O Mar é o nosso mais importante recurso natural, onde parece existir ainda espaço para desenvolvimento sustentado.

Portugal, em alguns períodos da sua história, conseguiu dar corpo a uma opção marítima, e nesse então foi bem sucedido, surge agora uma nova e forte tendência também partilhada pela EU.

Cascais tem uma área marítima muito importante, incluindo cerca de ≈30 km de costa, tendo zonas de grande sensibilidade ecológica, paisagística e relevante posição social, cultural e económica de génese centenária, em sectores que vão desde à pesca à náutica de recreio.

No início de 2007 a Câmara Municipal de Cascais e parceiros locais acordaram a criação da Agência Cascais Atlântico com o intuito de potenciar iniciativas e contribuir para a gestão da zona costeira e da àrea marítima de Cascais.


TEMAS:

- DINAMIZAÇÃO ECONÓMICA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
- VALORIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL
- PROMOÇÃO CULTURAL

ArteMar
ArteMar é o nome do projecto-piloto, que tem como objectivo promover a criação de objectos de arte, incluindo escultura, e de dinamizar o passeio marítimo e as praias do concelho especialmente nos meses de Verão.

Tal iniciativa terá como suporte a realização de um concurso em que seja também incentivada o uso de materiais recicláveis especialmente os provenientes do mar (arribadas).

Um Júri seleccionará os trabalhos a expor ao longo do passeio marítimo e nas praias e os vencedores serão encontrados pelos pareceres do júri técnico e por votos directos dos visitantes conforme regulamento a apresentar em devido tempo. Como embrião desta iniciativa será feito já no Verão 2007, o lançamento do concurso e a participação de obras feitas no âmbito da CERCICA. Esta iniciativa poderá contar com a colaboração da Área de Educação e Cultura da C.M. Cascais e Fundação D. Luis I.

Agência Cascais Atlântico http://cascaisatlantico.org/

No comments: