Saturday, September 17, 2016

DIA NACIONAL DE LIMPEZA DAS PRAIAS

Hoje é DIA NACIONAL DE LIMPEZA DAS PRAIAS.
Pela nossa saúde, apanhem algum lixinho e ponham no devido contentor!
Cerca de 80% do lixo marinho tem origem em actividades terrestres por isso, a "limpeza de praias" pode ser feita em qualquer lugar... (zonas costeiras, rios, ribeiras, estuários.. e até à porta de casa. ) apanhando o lixo antes de ele chegar à praia.
Há várias iniciativas organizadas por este país fora mas podes ir "independente". Arrastar a família e amigos também é boa opção. A ideia é limpar todos os locais que possam deixar "escapar" lixo para o mar. Escolhe um local, arregaça as mangas e toca limpar. Não te esqueças de tira fotografias do "antes" e do "depois" para veres a diferença (e para te poderes gabar nas redes sociais :) )
Nota: Não tem que ser só hoje, podes fazer isto em qualquer dia (ou todos os dias) entre 17 de Setembro e 16 de Outubro porque será o MÊS DO LIXO MARINHO.
(espera-se que após este treino, fiques viciado e continues a limpar...)
Quem quiser levar a limpeza mais a sério, com uma participação mais activa e contribuir para um projecto internacional (uma base de dados sobre lixo marinho desenvolvida pela Agência Europeia do Ambiente), pode ver mais informações aqui: MARINE LITTER MONTH
Em caso de dúvidas sobre como fazer a limpeza /monitorização e como classificar os objectos encontrados, envie um email para a APLM (ap.lixomarinho@gmail.com

Ver também:

Comunicado APLM

No comments: