Monday, June 02, 2014

Balaena plasticus - o problema, a inspiração, o objectivo

















A Balaena plasticus é um animal simbólico, inspirado numa baleia de barbas, que pretende chamar a atenção para o problema global que é o lixo marinho.

O lixo marinho é, hoje em dia, um dos maiores problemas do nosso Planeta, tão grande quanto uma gigantesca baleia. Mais de 90% desse lixo marinho é constituído por plásticos de diversas origens e formas.

À semelhança das grandes baleias, que fazem extensas migrações em busca de alimento e de locais seguros para reprodução, também o lixo marinho se distribui um pouco por todos os mares, sendo transportado ao longo de grandes distâncias pelo vento e pelas correntes.

E tal como as baleias, que percorrem oceanos e mares desde a sua superfície até às zonas mais profundas, o lixo marinho também se encontra em toda a coluna de água.

Este esqueleto de baleia, inteiramente construído com plástico encontrado na praia, ilustra de forma clara o grave problema que se verifica a nível mundial, procurando chamar a atenção para as trágicas consequências que o “plástico marinho” pode trazer para a vida dos oceanos e do nosso Planeta.


Fazendo a analogia com o esqueleto de uma baleia viva, a Balaena plasticus aqui exibida procura simbolizar as enormes quantidades de plástico e de micro plástico, nem sempre percetíveis ao olho humano, omnipresentes em muitos ecossistemas marinhos.

A Balaena plasticus é uma instalação artística que representa um esqueleto de uma baleia de barbas, com cerca de 10 metros de comprimentos, integralmente construído com objetos de plástico encontrados na praia. 

No comments: