Tuesday, August 21, 2012

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes


No domingo, fui pela primeira vez à procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. Nunca tinha conseguido ir... (uma falha lamentável e imperdoavel para quem gosta tanto do mar e que, ainda por cima, mora no centro de cascais...).
Num dia que acordou com um nevoeiro de cortar à faca e se transformou num tórrido dia de verão... desci até à baía para ver passar a padroeira dos pescadores e da terra.

Gostei! mas não se compara com as procissões da Sra da Guia que vi nos Açores (nem de organização, nem de "feeling"...) Uma pena.

Giro, giro teria sido ir num barco a acompanhar a procissão no mar mas, a "brigada do reumático" entrou em delírio e iam-se esmagando todos a entrar nos barcos. Quase que levavam a policia marítima de arrasto e, por pouco, não afundavam as embarcações antes de sairem do cais de embarque. Mêdo! pareciam refugiados a abandonar o país. (inexplicavelmente, nestas alturas, os velhotes parece que ganham uma energia milagrosa)
Os q não conseguiram embarcar (porque não cabiam) ainda ralharam com a polícia "não é justo! isto está muito mal organizado...", "estavamos aqui primeiro", blablabla... Depois de ver aquilo, achei q o mais seguro era mesmo ficar em terra e vê-los ao longe.

No comments: