Friday, May 23, 2008

Visita guiada à nossa praia!


O Roteiro do Património Concelhio de Maio propõe uma visita à zona entre-marés da Praia das Avencas, a denominada Zona de Protecção Biofísica das Avencas.

Esta praia situa-se na Parede, entre a Praia da Bafureira e a Praia de Parede. O seu nome deriva da tradicional ocorrência de uma planta na falésia da praia: a avenca (Adiantum sp.). Caracteriza-se por uma zona de areal de pequena dimensão, envolvida a sul por uma extensa plataforma rochosa, em degraus que ficam gradualmente expostos durante a baixa-mar.
Sendo uma área de fácil acesso, este habitat tem sido bastante mal tratado pelo homem ao longo dos anos. Entre muitos outros factores, a captura excessiva de organismos levou à diminuição de algumas espécies, como o polvo e a navalheira, e ao desaparecimento de outras, como a santola.

A zona entre-marés (ou intertidal) é uma área restrita de transição, onde os limites do mar e da terra se confundem ao ritmo das marés. Nela habitam algumas comunidades de animais e plantas muito produtivas e bem adaptadas às condições ambientais extremas, constituídas por consideráveis gradientes físicos, químicos e biológicos. A incidência da luz solar, a forte acção mecânica das ondas (hidrodinamismo), a variação da temperatura e da salinidade, a alternância de períodos de emersão e imersão, entre outros factores, influenciam claramente a distribuição das espécies. Animais e plantas são obrigados a suportar, no mesmo dia, as condições de inundação por água salgada e sobreviver à castigadora exposição solar. Por esse motivo, os organismos intertidais desenvolveram extraordinários mecanismos de adaptação: na maré baixa, alguns animais fecham-se de modo a manter a humidade no seu interior, como é o caso de anémonas, lapas, burriés, ou os mexilhões; outros animais mudam-se para locais mais abrigados, como poças, e algumas algas estão preparadas para perder água dos seus tecidos. De forma a suportarem a força violenta das ondas na maré-alta, os percebes, os mexilhões e algumas algas desenvolveram sistemas de fixação muito resistentes.

Com esta acção pretende-se sensibilizar o público para o biótipo da zona intertidal, a sua importância ecológica e as inter-relações entre organismos deste habitat, factores que limitam a sua distribuição e factores de perturbação.

Os participantes devem vestir calçado/vestuário apropriado para andar nas rochas, de preferência impermeável.



25 de Maio
Domingo das 10h às 13h00
Zona de protecção biofísica das Avencas
Visita guiada com deslocação em autocarro.
Inscrições a partir do dia 19 de Maio pelo tel.: 214825453.
PONTO DE ENCONTRO: PÇ. 5 DE OUTUBRO


Se se increverem, têm direito a seguro de acidentes pessoais (pode dar jeito... nunca se sabe) mas podem ir lá ter na mesma, sem inscrição.




Este foi o texto que saiu na Agenda Cultural de Cascais (da minha autoria).
Foto: esta fui eu q tirei e a que está na Agenda, embora não esteja lá escrito, também é minha.

No comments: