Friday, September 15, 2006

Um pouco de biologia...

Não…, não fui de férias para um destino paradisíaco… a minha ausência noticiosa no blog deveu-se a trabalho… muito trabalhinho nos últimos tempos… (fins de semana e tudo). Maaaassss… quando se faz o que se gosta, aguenta-se bem o “fardo” e até dá para tirar umas fotos para o blog (lindas fotos, por sinal…)

Enfim..., estive a fazer "baby-sitting" de caranguejos.. (sim, de caraguejos!!!…) de duas espécies diferentes: Xantho incisus e Carcinus maenas


Os caranguejos quando eclodem passam por vários estados larvares...

Ciclo de vida dos caranguejos (imagem tirada da net...)

Chama-se larva a qualquer forma de um crustáceo em desenvolvimento desde o momento da eclosão e que passando por várias metamorfoses chega à forma do animal adulto.


Zoea são as primeiras fases larvares por que passam os caranguejos e fazem parte do plancton.


Caranguejo numa fase Zoea (www.mesa.edu.au)

Megalopa é o estado por que passam antes de se “transformarem” em caranguejos propriamente ditos (ou antes, com a forma que conhecemos)

Caranguejo na fase de megalopa (www.mesa.edu.au)

3 comments:

Anonymous said...

Dr.ª Baleia, ouvi dizer que uma noite destas de verão, ouve uma bela saída no Bairro Alto, com jantar no Elevador Da Bica, e tiraste umas fotos com essa tua super máquina,

Dá para ver essas mesmas fotos????

Beijinhos

Baleia said...

primeiro q tudo, gostaria q se identificasse... Depois, e se me agradar a sua presença no meu blog, terei o maior prazer em mostrar as ditas fotos.

bjnhs

Anonymous said...

Bom dia Dr.ª Baleia

Foste tu que disseste que ias por as fotos no teu blog, eu só acho que já lá deviam estar,

Sou um amigo do teu irmão, e também teu amigo á já algum tempo,

Vais ter que descobrir quem sou, mas não é nada difícil,

Beijinhos, e vê lá se te despachas a por essas fotos