Na noite passada, a maioria das pessoas andou por aí vestida de bruxa ou fantasma a pregar sustos e a comer coisas estranhas... Eu resolvi que ia ter uma noite "pesadelo-científica", de ciência caseira. Estive a fazer a extração de microplásticos de um esfoliante corporal (comprado especificamente para este fim).
Eu queria ter a certeza que as bolinhas azuis que se viam no gel eram de plástico .
"Será que são mesmo de plástico ou vão acabar por diluir-se/desfazer-se após utilização provando que não são de plástico?..."
Procedimento:
- num frasquinho fiz a diluição de uma "nóz" de gel em água
- uma pequena parte da diluição, foi vertida para uma caixa de petri, a outra parte foi filtrada (esqueci-me de comprar filtros de café, por isso usei papel de cozinha.
- pus o papel de cozinha ainda molhado num prato raso
- fiz umas observações com lupa manual. É brutal!
Resultado: por enquanto, as bolinhas não se desfizeram nem perderam cor. Continuam redondinhas e azuis.
Ainda com alguma esperança que as bolinhas se desfizessem, resolvi por o prato e caixa de petri a secar na varanda.
Hoje, continuação da experiencia...
Resultado:
- papel seco; bolinhas exactamente na mesma... redondinhas e azuis. Não se desfizeram.
- caixa de petri - amostra voltou ao estado gel. Bolinhas exactamente na mesma... redondinhas e azuis. Não se desfizeram.
Fiz observações com lupa manual e lupa de laboratório. Impressionante, só vos digo... Esta porcaria é mesmo plástico!!! Para agravar ainda mais a coisa, com a observação à lupa de laboratório reparo que há outras particulas, para além das bolinhas azuis, que também não se desfizeram. Têm forma irregular e mais transparente... Não sei o que é mas não deve ser coisa boa.
O PESADELO É REAL!!!
Infelizmente, esta lupa de laboratório é pré-histórica e não tenho adaptador por isso, não dá para tirar fotografias mas, garanto que um dia destes vou cravar material decente para registar e divulgar isto.
NÃO COMPREM esfoliante facial, da Cien (Lidl). Se já compraram, não voltem a usar! (a menos que seja para fins científicos).