Thursday, July 21, 2016

Plasticus maritimus vai à Praia da Poça















No próximo sábado, dia 23, o Plasticus maritimus vai estar na praia da Poça (São João do Estoril) com alguns objectos encontrados nas praias de Cascais.
- qual o objecto mais antigo? qual o que veio de mais longe? qual o que tem a história mais bizarra?
- ajuda-me a identificar alguns objectos;
- actividades para famílias;
- tens algum objecto "diferente" encontrado na praia? ou alguma história gira para contar? Aparece! Gostava muito ver e ouvir!
- e se nenhuma das razões anteriores te convenceu, aparece só para dizer "olá"!

Praia da Poça, sábado 23 Julho, entre as 9h e as 17h.


PROCURA-SE

A propósito do post anterior (da história da máquina fotográfica que nadou durante 3 anos, da Escócia até à Suécia, e que teve o incrível final feliz de encontrar a sua dona), sinto-me motivada para confessar uma coisa...

No dia 30 de Janeiro deste ano, 2016, no Cabo Raso (Cascais), encontrei uma bolsa para máquina fotográfica da marca Sony. Lá dentro, não tinha a máquina mas tinha uma pen (não se aquilo se chama pen).




















Quando cheguei a casa, tirei a pen da bolsa e, como já vai sendo hábito, deixei a bolsa de molho com outras "colheitas seleccionadas". A pen, que estava branca de sal, não lhe dei importância nenhuma porque, pelo aspecto, nunca pensei que funcionasse. Contudo, não resisti à curiosidade... e, já não sei se foi nesse dia ou uns dias depois, limpei-a muito bem e, sem grande esperança que funcionasse, liguei-a ao computador.





















Et voila!! e não é que ligou?! Consegui ver fotografias e pequenos filmes de 2 amigos a andar de bicicleta, de moto e a explorar uma gruta. As imagens tinham datas de janeiro de 2014 e de janeiro de 2015 (podia perfeitamente ter andado perdida durante um ano...). Mas pronto, caso arrumado! Achei piada à descoberta mas nem valia a pena tentar encontrar o dono porque isso seria quase impossível (e, com certeza que o dono já teria "enterrado" o assunto). Por isso, quando a bolsinha secou, voltei a guardar a pen lá dentro e nunca mais lhe mexi... Até ontem.

Ontem, entusiasmada com a fabulosa historia da máquina que encontrou a dona, fui buscar a pen para voltar a ver as fotos com mais atenção. Reparo que as imagens são daqui perto. Mesmo perto! são aqui de Cascais, da zona de alcabiche, alcoitão... O dono não deve andar longe e não será assim tão impossível encontrar-lo.
Por isso, com atraso de uns meses, partilho uma fotografia com a esperança que alguém os reconheça.

Será que isto vai funcionar? será que alguém os conhece? será que o dono vai ter as suas fotografias de volta?
Partilhai, meus amigos... partilhai! e vamos ver o que isto dá...


















UPDATE: JÁ ESTÁ!  em pouco mais de 24h, O DONO DA PEN APARECEU!!
o post foi sendo reencaminhado e foi ter até ao dono que ficou muito espantado porque não tinha dado por falta da pen (disse que, como tem várias, esta podia estar guardada em algum lado).
Amanhã, vai ter à banca do Plasticus maritimus na praia da Poça e eu dou-lhe a bolsinha com a pen. 

Sunday, July 17, 2016

Espanto!


















Fico verdadeiramente espantada com as coisas que tenho aprendido sobre objectos encontrados nas praias mas ainda me espanta mais o desvendar de certas histórias (e a rapidez)... É fabuloso.

A história mais recente refere-se a uma máquina fotográfica sub-aquática encontrada na suécia. Quem a encontrou conseguiu retirar as fotografias da máquina e partilha-las no facebook (e, provavelmente, por outras vias também) para tentar encontrar o seu dono. E não é que passados uns dias o dono apareceu?! É fantástico!
E agora a parte melhor: soube-se que o dono perdeu a máquina num mergulho há 3 anos... na Escócia!!
Não é incrível?!

UPDATE: entretanto saiu um artigo no The telegraph

Saturday, July 16, 2016

O enigma das pecinhas laranja

A todos que, como eu, andaram a fritar a cabeça por causa das pecinhas cor de laranja encontradas à beira mar, venho informar que o enigma está RESOLVIDO!

Este assunto foi discutido em setembro do ano passado no facebook... e também deixei uma mensagem aqui.
Quase um ano depois, e de um dia para o outro, o assunto ficou arrumado!

O que são então estas peças cor de laranja?! afinal não eram uma coisa de outro mundo, como cheguei a pensar... As pecinhas são, nada mais, nada menos que "selantes" dos protectores solares. Na verdade, já alguém tinha me dito isto mas, como não me deram provas e eu ainda não tinha conseguido confirmar, ficou sempre a dúvida...
Muito obrigada ao Manuel Fernandes que, no dia seguinte a eu lhe falar no assunto, inaugurou um protector solar desvendando então o malfadado enigma.

Não pretendendo fazer publicidade à marca, aqui ficam as imagens que o Manuel Fernandes me enviou.

















Só faltou dizer que tenho cerca de 160 peças destas que tenho encontrado em praias de cascais mas que presumo que apareçam em todas as praias do país...

Monday, July 11, 2016

PLASTIC FREE JULY
















Estou desde o dia 01 para vos contar isto... aderi à iniciativa #plasticfreejuly!!

JULHO SEM PLÁSTICO!! Quem embarca comigo nesta aventura?
(e não me venham dizer "aahhh... mas eu reciclo!!" que eu respondo: "isso julgas tu!! do plástico que vai para a reciclagem, apenas uma percentagem mínima é efectivamente reciclada")

O caso é grave! temos MESMO que reduzir o consumo de plástico!! Vamos ver o que conseguimos fazer este mês?

Levar isto ao extremo (abulir totalmente o plástico da nossa vida) não é impossível mas deve ser super difícil. Sinceramente, acho que ainda não estou preparada para uma coisa tão radical mas vou tentar fazer um bocadinho mais do que já tenho feito.

As coisas mais fáceis já eu faço há algum tempo (e que, vivendo num mundo de plástico, também não é assim tão fácil como parece). 
Exemplo de pequenas mudanças que já fazem parte da minha vida (e quero acreditar que fazem uma grande diferença na nossa saúde e na saúde do nosso planeta): recusar sacos de plástico (ou reutiliza-los o mais que pudermos), recusar produtos descartáveis (palhinhas, copos, pratos, talheres descartáveis, etc), não comprar produtos que estão "super-embalados" sem necessidade, regressei ao sabonete (deixei o gel de banho mas champô, amaciador e desodorizante são mais dificeis... ainda não sei como é q vou resolver isto), tenho uma garrafa de água reutilizavel (acabei com as garrafinhas de plástico)... entre outras pequenas coisas que agora não me estou a lembrar.
Este mês, proponho-me a usar ainda menos plástico. Para já, estou a pensar que vou ter que comprar detergentes da roupa e já decidi que vou regressar ao detergente em pó, que vem em embalagens de cartão (espero que o produto não seja mais tóxico que o líquido...). Quanto ao resto, tenho q ir vendo caso a caso. 

Vá, vamos tentar fazer isto juntos! se nunca pensaram no assunto, comecem apenas pelos produtos descartáveis. 
Quem fala de plásticos, fala de outras coisas... REDUZIR o consumo em geral é um bom princípio para reduzir o desperdício. Pensar bem antes de comprar. Pensar bem antes de descartar.

PLASTIC FREE JULY (facebook)