Tuesday, March 29, 2011

Uma missão quase impossível

Um missão quase impossível mas q terminou com sucesso :) O objectivo era dar a pílula à Gatuna, uma gata vadia adoptada por um amoroso casal de Malveirões. Depois de tratar da horta e das galinhas, já em direcção ao carro para me ir embora sem a missão cumprida, a Gatuna resolveu aparecer. Devia estar de papo cheio porque não se deixou aliciar com um petisco que lhe tinha levado, nem com a ração do costume. Desconfiada, cheirava e ingnorava. "Mau, não vou conseguir...". O sucesso da missão implicou, como último recurso e depois de uns telefonemas para Bolonha, saltar uma janela para ir buscar uma fatia de fiambre ao frigorífico. Foi à primeira! Infelizmente não há fotos.

(Nota importante a destacar desta missão: na minha provecta idade, e sem frequentar ginásios, ainda estou em muito boa forma para andar a saltar janelas alheias... quem diria)

Em relação à maravilhosa Malveira, tenho ainda a acrescentar que o jardim está lindo, a horta muito apetecivel, as galinhas são uns autenticos monstros a comer (alarves! mais vale sustentar um burro a pão de ló) e que os sistemas de aproveitamento de água da chuva para regar a horta fazem inveja a qualquer engenheiro hidrico. Parabéns!

Monday, March 28, 2011

CUIDADO!!! ELES ANDAM AÍ...

Se não sabiam, ficam a saber que é possível observar Dinossáurios no Troço Adraga-Maçãs. É verdade, Dinossáurios!! Se eles dizem que há, é porque há! Pelo menos um, existe! (está escrito no singular). No tríptico do Parque Natural Sintra-Cascais para este troço, apresentam "Algumas espécies observáveis no percurso" e, entre as várias espécies de animais e plantas aparece o nosso amigo que se dizia extinto há muito tempo mas que afinal era mentira.

Um pormenor da lista das "espécies observáveis" para se ver melhor o Dinossaurio.

Bem, é claro que se querem referir a pegadas de Dinossaurio... mas ficou com piada.

Friday, March 25, 2011

Alentejo à vista!!!

YUPI!!!

(bendito fim de semana que esta semana não foi fácil...)

Thursday, March 24, 2011

No fim de semana passado...






Tal como eu tinha anunciado aqui, estavam previstas muitas actividades mas, para variar, não foi possível ir "a todas". Entre levar e buscar criancinhas a festas, lá conseguimos ir (à última da hora) "Limpar Portugal" na Praia do Abano. Sabe bem colaborar nestas úteis iniciativas e aproveita-se para fazer uma (mais uma) lavagem cerebral às crianças.

Foi, de facto, impressionante ver a quantidade de lixo que se acumulou nas pedras daquela praia. E imagino que as outras praias todas ao longo da costa portuguesa não estejam em muito melhor estado de limpeza.

Entre os vários comentários das crianças, relacionados com as "surpresas" que iam encontrando, gostei especialmente deste: "deve ter estado aqui alguém a comer muitos chupa-chupas e deixou aqui os pauzinhos todos" (não eram pauzinhos de chupa-chupa... eram pauzinhos de cotonetes)

Wednesday, March 23, 2011

Super Moon II



A Lua Cheia em perigeu e apogeu, nos dias 19/03/2011 e 06/06/2009, respectivamente.
A de 2011 esteve 14% maior e 30% mais brilhante que a de 2009.
Ver imagem animada aqui. Espectáculo!!
Imagem: P.Ré, tirada daqui.

Monday, March 21, 2011

Super Moon

Este fim de semana tivemos uma lua gigante, repararam?
Em forma de lua cheia e tão próxima da terra, estava linda!!


Foto: do grande contribuidor de fotos para este blog nos últimos tempos, P.Ré (THANKS)
Ainda tentei tirar umas fotos mas ficaram tão mázinhas que a melhor opção mesmo, foi ilustrar o meu blog com uma foto de outro autor :(

E quando pensamos q somos criativos e originais...

Ao ler este post do Planeta Tangerina reparei que também tenho coisas a dizer sobre este assunto.

Uma vez que fui ao CCB, vi na loja umas coisas com a marca "Ana Baleia"... Ia morrendo! "mas quem é esta copiona?"
Embora eu nunca o tivesse registado, há muito tempo que usava este nome. Era assim que me chamavam na universidade (para distinguir das outras 13 Ana's da turma), assumi-o com muito orgulho e mantive-o como "nome artístico". Anos mais tarde o meu irmão fez-me um cartãozinho para as minhas vendas, como podem ver aqui.
Não encontrei nenhum site da tal "Ana Baleia" mas vem uma referência neste.

Infelizmente, não é só...
Qualquer semelhança entre as minhas coisas e estas que descobrir um dia destes, é pura coincidência... (fiquei em choque!)

Sem mais comentários...

Friday, March 18, 2011

Japão


Já agora, no meio do filme de terror que se tem estado a passar no Japão (e que não se deseja ao pior dos inimigos), não era mau que os barcos de caça à baleia tivessem ido TODOS ao fundo... (sem ninguém lá dentro, claro).

Depois de todas as moratórias e mais algumas em defesa das baleias, os Japoneses têm tido a lata de continuar a caçar baleias com o pretexto de ser para fins científicos (Yeah right).

Thursday, March 17, 2011

Fim de semana cheio de actividades para a família!!!

Sábado - LIMPAR PORTUGAL 2011
19 Março - entre as 10h e as 13h
Abano (Guincho, Cascais)
Mais pormenores, aqui


Domingo - DIA MUNDIAL DA POESIA
20 de Março - entre as 11h e as 19h
CCB
Mais pormenores, aqui

Com uma chamada de atenção especial para os ateliers dos meus irmãos :)
(e não, não recebo comissão pela publicidade... mas se calhar devia...)

--> Rios e Regatos
Instalação de Poemas Instantâneos.
Orientação Leonor Pêgo / Vanda Vilela
Formas, linhas, cores, sons, figuras, sentimentos sugeridos pela pintura de Mário Botas encontrarão as palavras certas que os guardem inscritas em pedras de formas variadas, construídas pelos visitantes. Numa continuada relação com este autor, estas “pedras-palavras” vão depois encontrar o seu lugar algures no meio do excerto da poesia de Mário Botas, situado no rio azul da sala: as pedras são o leito do nosso rio e as palavras a sua alma.

--> Das Coisas Nascem Coisas
(e às vezes poemas)
Partindo do título do livro de Munari “Das Coisas nascem Coisas”, vamos criar 5 oficinas orientadas para a criação de objetos poéticos, sejam eles imagens, construções, palavras, frases ou poemas inteiros. As atividades vão ter como ponto de partida alguns dos livros editados pelo Planeta Tangerina e nelas poderão participar crianças e adultos de todas as idades.

1 Deram à costa coisas estranhas
Sobre a areia da praia, escrevemos frases, alinhando os objetos como nos soarem melhor. (oficina inspirada no livro Um dia na praia, de Bernardo Carvalho)

2 A pessoa-puzzle
Vamos construir uma pessoa-puzzle desenhando num cartão uma peça do corpo humano a partir de uma palavra pista. (oficina inspirada no livro Cá em casa somos, de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso)

3 As palavras desocupadas
As palavras desocupadas procuram emprego.
Encontrem lugar para elas no nosso mundo.

4 Convidados para a Festa
(que ninguém esperava)
A partir de silhuetas feitas de cartão vamos criar convidados inesperados para esta festa da poesia. (oficina inspirada no livro Os habitantes do Planeta Tangerina)

5 Coisas que levo comigo
Dentro de uma mala de viagem guardamos as palavras preferidas ou objetos que fazem parte de nós e dos quais nos custa separar.

Wednesday, March 16, 2011

Workshop de Sushi






Muito giro! (e saboroso)
O que aprendemos:
- a fazer o arroz (parece-me que é o mais difícil de tudo e... o mais demorado),
- a fazer filetes (a partir de uns peixes préviamente desventrados e decapitados) incluindo, tirar as espinhas e pele ao peixe,
- cortar legumes (abacate, alho francês e nabo)
- rolinhos com a alga por fora e rolinhos com o arroz por fora (para os Maki's)
- sopa de Miso
Depois da azafama, jantámos o que produzimos! :)
A fome já era tanta que comemos q nem uns alarves. De tal maneira que, 24horas depois ainda me sentia cheia... (literalmente, arroz até ao pescoço) :(
Valeu muito a pena e foi muito divertido ir com um grupo de amigos. Se puderem (e se gostarem de sushi, claro) aproveitem.
Fotos: Cat (e cortadas por mim)

Thursday, March 10, 2011

Idiacanthus fasciola

Mais uma larva de forma estranha encontrada nas amostras de plâncton da nossa costa.

Com estas imagens que tenho "postado", dá para perceber que o plâncton está recheado seres com formas bastantes inspiradoras para a criação de monstros e aliens no mundo da animação e da ficção científica.




Ilustração da larva para se perceber melhor...




E este é o aspecto do peixe em adulto.



Foto: PRé
Ilustrações: Fishbase

Boa notícia!

Parece que, finalmente, já há autorização para me arranjarem o carro...

Wednesday, March 09, 2011

E hoje vamos ter...


... Workshop de sushi!
(se sobreviver à experiencia, amanhã conto como foi)

Thursday, March 03, 2011

Bathylagus sp.


Com estes últimos post's de biologia, começo a achar que devia mudar o nome do blog para "Monstros e companhia" ou qualquer coisa do género...
Reparem bem no pormenor desta larva de peixe com os olhos na extremidade de uns "pauzinhos"... Que cena!
Não se assustem... em adulto, este peixe já tem os olhos no sítio normal.
Mais uma foto gentilmente cedida por P.Ré.
(Obrigada, Prof.!! o meu blog fica mesmo com bom aspecto!...)

Wednesday, March 02, 2011

Há coisas que me transcendem...

Mas será que é mesmo legal o que as seguradoras fazem?!
É que, sinceramente, custa-me entender estas leis de seguro automóvel...

i) Embora o meu carro seja antigo (de 94), é permitido circular. Acho eu!
ii) Pago um seguro automóvel (tal como os veículos mais recentes e que não é mais barato pela antiguidade do carro),
iii) foi à inspecção anual e "passou"...
Por isso, parece-me ter todas as condições legais exigidas para circular. Ou será que está aqui a escapar-me alguma coisa?

Tal como eu previa, vieram-me com a conversa de que o valor do arranjo seria superior ao valor do carro... blablabla... Na minha terra costuma dizer-se "quem estraga velho, paga novo!" mas, parece que com as seguradoras a cantiga é outra "paga lá o segurinho, se estragar... temos pena!".

Custa-me entender que, numa situação em q não tive culpa absolutamente nenhuma, fique prejudicada relativamente a veículos mais recentes. Sei q as leis existem mas, neste caso, não me parecem nada justas e... já para não falar no tempo que isto demora. Séeeculos!!!
Tive o acidente no dia 31 de Janeiro e ainda aguardo uma resposta da seguradora a dizer se arranja ou não e quando... Não é normal!!!
Para além de andar com o carro a cair aos bocados, se tenho o azar de ter um furo não sei como é q vai ser (visto q o pneu suplente está esborrachado no seu espacinho e para o tirar de lá, só vazando). E depois, tenho o carro sujíssimo... mas não o posso lavar (não vá aquilo perder ainda mais peças).

Segundo consta, as seguradoras têm uma lei q lhes dá 32 dia ÚTEIS para responder (e... o pobre que se aguente, como é costume, com o carro a desintegrar-se!). Mas porquê tanto tempo?? mas o q é q têm tanto q pensar???... que nervos!

Desculpem o desabafo mas estes tipos (seguradoras, leis, etc) conseguem dar-me cabo dos nervos!