Wednesday, November 30, 2011

Vacina do tétano



Depois de vários anos (muitos) sem médica de família, finalmente, foi-me atribuída uma.


Graças a Deus que até sou uma pessoa saudavel e raramente preciso de ir ao médico mas, quando precisava, tinha q andar a pedinchar por uma "urgência". Para além de ridículo, apanhava grandes secas (e doenças) na sala de espera de um centro de saúde onde, quem fazia a "triagem" era o segurança de serviço. Enfim...


Agora, com médica nova e atendimento numa ala nova do mesmo centro de saúde, as coisas parecem estar a correr melhor. Marcações de consultas a curto prazo, atendimento a horas, etc... até agora, parece estar a correr na perfeição.



Numa destas consultas, perguntaram-me pelo boletim de vacinas. Depois de várias mudanças de casa, sei lá onde é q ele anda... Umas contas por alto e chega-se à conclusão q a vacina do tétano já deve ter perdido efeito faz tempo. "sem boletim de vacinas tem q levar 3 doses em vez de uma!". "3 doses?!?!... Que medo!". Revirei a casa de cima a baixo e, boletim de vacinas, nada!


Nunca conheci ninguém, nem ouvi nenhuma história de alguém q tivesse tido tétano mas a emocionante e expressiva explicação da sra enfermeira sobre os sintomas da doença foram suficientes para responder "dê já a 1ª dose!".



Hoje, ainda não eram 8h da manhã, já estava à porta do centro de saúde para levar a 2ª dose.


A 3ª será só no final do verão.

Tuesday, November 29, 2011

Coração Português

Apesar de todos os evidentes (e, penso que incontornáveis) defeitos dos Portugueses, temos q admitir que, no que conta a solidariedade, tem que se lhes (nos) “tirar o chapéu”!

O povo Português tem, realmente, um coração enorme!
mesmo na penúria e na angústia do q será o dia de amanhã, dá aquilo que tem com um sorriso da cara! Dá alimentos para o banco alimentar, dá agasalhos para os sem-abrigo, dá livros para áfrica e até dá do seu próprio sangue e medula óssea! Dá para Portugal e dá para o resto do mundo. Dá porque "alguém está pior que eu"...

E depois, ouvir nas notícias que, apesar da nuvem negra (chamada “crise”) q se aproxima, os números das dádivas aumentaram. Sabe muito bem. Enche o coração, a alma e o orgulho de ser portuguesa. Este "dar" sem espera nada em troca não é para todos. Duvido q hajam muitos povos assim… É louvável e, sem dúvida, um exemplo a seguir.

Estou contigo, Leonor!

E ainda há quem nos trate por "LIXO". Só mesmo quem não nos conhece...

"Polvo de Cascais"

Sendo o polvo, a espécie mais capturada em Cascais, a Agência Cascais Atlântico lançou a marca “Polvo de Cascais”, que certifica o polvo capturado nas águas deste Concelho. Apenas o polvo descarregado na Lota de Cascais recebe esta etiqueta, o que garante que a qualidade da espécie é verificada e certificada antes de ir para o mercado.

Esta iniciativa, que conta com a parceria da Associação de Profissionais da Pesca de Cascais e da Associação de Armadores e Pescadores de Cascais, tem como objectivo incentivar o consumo de um produto local. Para Cascais, esta mobilização irá reflectir-se em benefícios económicos (através do potencial aumento das vendas do polvo e dinamização da economia local ligada à pesca) e sociais (na medida em que ajudará a combater o desemprego entre a população pesqueira do Concelho). Consequentemente, acaba por ser uma forma de gerar valor acrescentado para a economia nacional.

A partir de agora, quando forem comprar polvo, procurem a selo "Polvo de Cascais".

Ver mais aqui.

Friday, November 25, 2011

Congresso internacional de Museus Marítimos em Cascais!!




Numa reunião do Grupo dos Amigos do Museu do Mar (GAMM), em que estive presente,
tive a maravilhosa notícia de que Cascais venceu candidatura à organização do Congresso Internacional de Museus Marítimos 2013.

A organização do International Congress of Maritime Museums (ICMM) anunciou dia 13 de outubro, em Vírginia, EUA, a escolha da candidatura portuguesa para o acolhimento do Congresso Internacional de Museus Marítimos, de 8 a 13 de setembro de 2013.

Podem não ter noção mas... isto é mesmo uma boa notícia! muito bom para Portugal e especialmente para Cascais e o, meu querido, Museu do Mar.

Benefícios da Bicicleta


(uso menos a minha bibicleta do q era suposto mas... é sempre bom relembrar os benefícios da sua utilização)

Tuesday, November 22, 2011

CÂ GANDA BENFICA, PÁAA!!!!...

Acabei de ver q empatou com o manchester e q está nos oitavos de final! Boa, pá!

(neste momento, gostava q as letras q compõem o título deste "post" fossem encarnadas... Isto assim, em azul, não fica nada bem. Não liga! Mas, infelizmente, este template não permite mudar a cor do título. )

dar sangue





Esta história (dramática) do filho do futebolista, lembra-me q já não dou sangue ha uns bons anitos...


Em Faro, era bem mais fácil ir dar sangue do que aqui pelos arredores de Lisboa. Para além do hospital ser ali ao virar da esquina, podia aparecer-se lá em qualquer dia da semana, na parte da manhã, q a coisa resolvia-se. Também havia campanhas promovidas por várias entidades, com recolhas fora das unidades hospitalares. Lá (em Faro) como tudo é perto, era muito fácil aderir.


Por cá, a coisa complica-se. Por cá (e actualmente), os hospitais já não fazem colheitas diárias. Porquê, não sei!! mas com tanta falta de sangue e de dadores, como dizem..., acho estranho! Por várias vezes que tive que ir a algum hospital (expl: Cascais, Sta Maria e curry cabral), lembrava-me "ok! já q estou aqui a apanhar seca, posso aproveitar para ir dar sangue..." Qual quê?!!... isto já não é assim tão simples. Parece-me que agora (não tenho a certeza absoluta), quem quer dar sangue, tem que se dirigir ao Instituto Português do Sangue. Boa! fica-me mesmo à mão! (estou a ser irónica!).


Por cá (Cascais) também há campanhas em carrinhas itinerantes, é verdade! mas, a dificuldade é ter diponibilidade "no dia tal entre as horas x e y". Se não puder naquele dia e naquelas horas, já não dá.


Mas q seca! uma pessoa tem sangue raro, quer ajudar e só complicam. Uma pessoa até tem boa vontade mas não exageremos!... já não basta obrigarem-nos a comer bifanas às 8h da manhã, espetarem-nos uma agulha gigante no braço, sugarem-nos o sangue até ao tutano e ainda estão à espera q uma pessoa vá toda contente, lá para trás do sol posto, para ser torturada?! E pior... ter que, toda fraquinha e chupadinha, fazer o caminho de regresso.


É claro q, perante os factos, as minhas possíveis dádivas vão sendo consecutivamente adiadas. Mas, está realmente na altura. Tenho q tratar disto! Até porque a vida está má e, como dadora de sangue, não se pagam taxas moderadoras nos centros de saude nem nos hospitais. Nada mau! (o melhor é calar-me! não venha de lá a Troika, o FMI e o novo OE e ainda retirem este - e q eu saiba - único benifício)


A verdade, verdadinha é que uma pessoa vem de lá fraquinha e chupadinha mas com um grande sorriso nos lábios.

Thursday, November 17, 2011

CTT solidário

A época Natalícia é muito propensa a estas ondas solidárias e ainda bem!
Ainda bem q o Natal existe e q as pessoas ficam mais sensíveis e dispostas a ajudar os mais necessitados (mesmo aquelas q não são religiosas, têem bom coração e colaboram).

“EDUCAR É INCLUIR- Livros para a Luanda Sul (Angola)” é o nome da campanha dos CTT que teve início no dia 10 de Novembro e que se prolongará até dia 23 de Dezembro.

Esta campanha tem em vista recolher livros doados pelos portugueses que serão transportados gratuitamente pelos CTT em Embalagens Solidárias (fornecidas nas estações dos CTT) para África.
Os livros a recolher devem obedecer à seguinte tipologia: livros infantis e juvenis, livros técnicos, atlas, dicionários, enciclopédias, gramáticas de português, banda desenhada, e literatura de autores de língua portuguesa.

Não fiques indiferente!!





Está a aproximar-se aquela fase (que eu odeio) de ter q trocar as roupas de verão pelas roupas de Inverno. Mas desta vez, acho q não me vai custar assim tanto porque tem um objectivo solidário.

Passo a explicar:
uma amiga minha faz parte da associação Kutsemba, que está a fazer uma campanha de recolha de agasalhos, cobertores e afins para entregar aos sem abrigo (q, infelizmente, cada vez são mais) da área metropolitana de Lisboa.

Juntando o útil ao agradável, é uma boa oportunidade para fazer com que a mudança de estação no guarda roupa seja menos dolorosa. (yupi)


Então, se quiserem aproveitar esta "onda solidária", façam como eu! Toca a vasculhar os roupeiros e armários em busca de roupa que já não usam e cobertores ou mantas que já só lá estão a ocupar espaço. Depois é só entrarem em contacto com a Kutsemba para combinar o local de entrega das coisas até ao fim do mês de Novembro.

O material recolhido será depois distribuido durante o mês de Dezembro. Se alguém se quiser juntar na distribuição é muito bem vindo!

Podem e devem divulgar esta campanha!!

Kutsemba:
o site

o blog

no facebook

Poluição dos oceanos...



Wednesday, November 16, 2011

HOJE É DIA NACIONAL DO MAR

O q é q vais fazer hoje para celebrar este grande dia?
Ainda por cima, está bom tempo! é de aproveitar para, pelo menos, ir até à praia e ficar uns bons momentos a olhar para Ele.

Friday, November 11, 2011

Mais um dia sem carro...

O carro voltou a não pegar.
Porquê? Não sei! (e não, não é falta de gasolina nem de bateria)

Como hoje tem estado de chuva, vim de boleia para o trabalho e de boleia vou sair.

Quanto ao carro, depois logo se vê...

Thursday, November 10, 2011

Quando carro não pega de manhã...

... recorre-se ao transporte alternativo: a bicicleta.

E vá lá q o tempo arrebitou porque eu estava a prever uma bruta molha.

Acho que isto foi um "complô" dos meus transportes. O carro devia estar cansado e a bicicleta não saía de casa ha uns tempos... E pronto! tenho q me sujeitar ao que eles querem e dar-me por contente por ter alternativa.

Tuesday, November 08, 2011

Té, Mé e Lu

Este fim de semana fiquei com as minhas sobrinhas. Sim, com as duas! Isto é que foi tirar a barriga de misérias e esmaga-las com beijinhos a toda a hora. (devem sofrer um bocadinho comigo... mas como não se queixam, tenho q aproveitar)
Não é por serem as minhas sobrinhas mas são, realmente, umas miúdas fantásticas. Espectaculares! Deliciosas! cheirosas! fofinhas! queridas! meiguinhas! divertidas! e eu sei lá que mais adjectivos positivos posso arranjar para as descrever...

São uma loucura irresistivel!

Ainda por cima, comem tudo!!! e se mais houvesse... (eu era das q não comia por isso estranho imenso esta parte). Tem é que ser tudo à hora certa senão, a mais nova abre a goela de uma forma assustadora e está tudo estragado.


Mas olhem q não é fácil. Para quem não está habituado a estas rotinas... vai lá, vai...

Acordar às 7h da manhã e só conseguir sair de casa para tomar um cafezinho às 10h30... (Havia de ser giro durante a semana... entregava-as na escola às 11h e chegava ao trabalho ao 12h, mais morta q viva). E foi tomar o cafezinho e voltar para casa a correr porque a L. almoça às 11h30. Stress! e eu não queria ouvir aquele alarme a tocar.

Claro q a dificuldade matinal também se deveu ao facto de não saber onde estavam as coisas. A simples tarefa de procurar a roupa para as vestir deu luta.


O saldo final foi muito positivo! (acho q para elas, também. Se bem que ligeiramente torturadas pela melga da tia)



UUUIII...

Até pode ser uma fotomontagem... mas que está bem "apanhada", está.

(imagem recebida por email, como sendo uma imagem real... será?)